Em Letras Gordas: Notícias do País e do Mundo criar PDF versão para impressão
26-Out-2007
ribeiro_santos.jpgAs notícias em destaque abrem com uma referência às recentes decisões e votações na Câmara Municipal de Lisboa, onde, pela voz de Bernardino Aranda, assessor do gabinete munipal do Bloco, nos damos conta da aliança espúria que parece configurar-se por parte dos representantes eleitos das candidaturas de Carmona Rodrigues-PSD-Helena Roseta-PCP contra as propostas de José Sá Fernandes. Depois, apresentamos uma peça editorial sobre as recentes declaração racistas do ex-Prémio Nobel da Medicina, de 1962, James Watson, que provocaram uma onda de protestos em todo o mundo, menos em Portugal, onde o dito cientista é presidente da Comissão de Ciência e Ética da Fundação Champallimaud, presidida por Leonor Beleza. Encerramos a rubrica, com uma homenagem a Ribeiro dos Santos, ex-militante do MRPP, assassinado há 35 anos por membros da polícia política (ex-PIDE), no meiop de uma greve de protesto no ex-ISCEF (actual ISEG, Lisboa). Clique nos atalhos para ouvir.

  mp3wma

 
Em Letras Gordas: Condenação de Padre argentino por genocídio criar PDF versão para impressão
14-Out-2007
Padre Christian Von WernichChristian Von Wernich, ex capelão da polícia argentina, foi condenado a prisão perpétua por genocídio dada a sua implicação em crimes cometidos durante a ditadura militar que governou a Argentina entre 1976 e 1983. Von Wernich actuou nos Centros Clandestinos de Extermínio na província de Buenos Aires, criados pela ditadura militar. "Von Wernich não teve escrúpulos em utilizar a sua condição de padre para colaborar com a repressão. Fazia parte de um conhecido grupo de torturadores da polícia e tinha a batina suja de sangue", disse durante o julgamento o advogado Alejo Ramos Padilla, representante da família do jornalista Jacobo Timerman.

Antes de escutar a sentença, o ex-capelão da polícia chamou demoníacos aos sobreviventes dos campos clandestinos da ditadura que testemunharam contra si: "O falso testemunho é o demónio, porque está prenhe de malícia".

  mp3wma

 
Em Letras Gordas: as notícias do país e do mundo, em destaque criar PDF versão para impressão
26-Set-2007
Marcel MarceauAs Letras Gordas desta semana, destacam, a nível nacional, a notícia da concessão por 20 anos, pelo Ministério da Economia, de uma exploração de caulino e saibro à MIBAL (MInas de Barqueiros, SA) em VIla Seca/Barcelos, numa extensão de 42 hectares. Para nos falar deste acontecimento, que motivou uma intensa oposição por parte da população local há cerca de 20 anos atrás, Esquerda ponto Rádio ouviu José Maria Cardoso, deputado municipal do Bloco, de Barcelos. Também a notícia da aprovação, por unanimidade, pela Assembleia Municipal de Sintra, do agravamento do IMI sobre as casas devolutas em 100%, para vigorar a partir de 2008, é destaque nacional desta rubrica. A nível internacional, a organização ambientalista espanhola Amigos da Terra acusou a União Europeia de ignorar as várias advertências sobre os problemas ambientais colocados pela produção dos agro-combustíveis. Por último, apresentamos uma homenagem póstuma a Marcel Marceau, mímico francês, falecido no passado dia 23 de Setembro, que ficou conhecido entre nós por ter dado rosto à campanha de lançamento do Mimo, da TMN. A propósito da arte de comunicar pelo gesto e pela mímica, Marcel Marceau dizia a propósito: "Será que não é verdade que todos os momentos mais belos nos deixam sem palavras?". Clique para ouvir.  

mp3wma
 
Em Letras Gordas: as notícias do país e do mundo, em destaque criar PDF versão para impressão
20-Set-2007
TranstejoAs Letras Gordas desta semana, são preenchidas, a nível nacional, com a luta dos trabalhadores da Transtejo, em curso, e as jornadas sobre as alterações climáticas, promovidas pelo Bloco,desta vez no Porto. A nível internacional, duas das notícias têm por palco o Iraque, uma referente ao assassinato de vários civis iraquianos pela acção de um esquadrão da morte privado, que dá pelo nome de Black Water (americano), que acabou de ser proibido pelo próprio governo iraquiano e outra para diversas manifestações populares contra a construção, pelo exército de ocupação americano, de um muro separador entre as várias comunidades xiitas e sunitas, em Bagdade. Destaque também para uma acção ambientalista promovida pelo Greenpeace e para as manifestações anunciadas em diversos países da América Latina e das Caraíbas em defesa do direito ao aborto, no próximo dia 28 de Setembro. Clique para ouvir.  

mp3wma
 
Em Letras Gordas: as notícias do país e do mundo, em destaque criar PDF versão para impressão
13-Set-2007
Obra do pintor equatoriano Pavel Égüez (www.paveleguez.com) - imagem do grito dos excluídos (http://www.gritodosexcluidos.com.br/)As Letras Gordas que destacamos são três: uma notícia nacional, centrada sobre as declarações xenófobas de Maria José Nogueira Pinto, ex-veradora do CDS, em Lisboa, logo que soube que estava indigitada, por António Costa, para comissária do projecto de requalificação da Baixa-Chiado, prometendo "correr com as lojas chinesas do centro de Lisboa"; a nível internacional, duas notícias, uma referente às manifestações para assinalar o "O Grito dos Excluídos" em 23 países da América Latina, Central e Caraíbas, realizada no passado dia 7 de Setembro, e a denúncia, feita por um técnico ambiental da província de Bassorá, no Iraque, que alerta o mundo para os elevados níveis de radiação de urânio empobrecido, contido nos restos de munições espalhadas e abandonadas na região, desde a guerra do Golfo de 1991 e agravadas pela invasão anglo-americana que levou ao derrube de Sadam Hussein, em 2003. "Nos últimos 4 anos, houve em Bassorá um aumento sem precedentes dos casos de cancro...", explicou Khajak Vartanian. Clique para ouvir.  

mp3wma
 
Em Letras Gordas: as notícias do país e do mundo, em destaque criar PDF versão para impressão
06-Set-2007
london_bus.jpgAs Letras Gordas que destacamos esta semana são duas notícias, uma nacional e outra internacional. A nível nacional, o destaque vai para os anunciados despejos que a actual Câmara Municipal de Lisboa está a promover no Bairro do Condado, na Zona J de Chelas, situação que foi oportunamente denunciada pela Comissão Concelhia de Lisboa do Bloco de Esquerda. A nível internacional, o destaque vai para a notícia que nos chega de Londres, onde entrou em vigor, no final de mês de Agosto, um desconto de 50% no preço dos transportes públicos para as famílias mais pobres, desconto esse possível graças a um acordo de financiamento directo que o presidente venezuelano Hugo Chavez negociou directamente com Ken Livingstone, mayor de Londres, no âmbito da última visita que fez a Inglaterra no final de 2006.  Clique para ouvir.  

mp3wma
 
Em Letras Gordas: as notícias do país e do mundo, em destaque criar PDF versão para impressão
25-Jul-2007
Acção dos bolseiros em Junho junto à AR - Foto de Paulete MatosAs Letras Gordas deste magazine destacam, a nível nacional, dois temas que são tratados em reportagens: uma, referente à manifestação dos Bolseiros de Investigação Científica, que ocorreu em Lisboa, no passado dia 18 de Julho, através de entrevista a Rui Borges, presente na manifestação, e outra, que nos traz os sons de um debate organizado pela Quercus, em Nisa, sobre a possível retoma da exploração de urânio naquela localidade alentejana, e que teve a participação de Gabriela Tsukamato, presidente da CM de Nisa, de José Fragoso de Almeida, presidente da Associação dos Agricultores de Portalegre e de Maria Lurdes Cravo da Quercus. A nível internacional, o destaque vai para os acidentes em centrais nucleares no Japão e na Alemanha e para um ataque de um grupo de skinheads a um acampamento anti-nuclear em Angarsk, na Sibéria, RússiaClique para ouvir.  

mp3wma
 
Em Letras Gordas: as notícias do país e do mundo, em destaque criar PDF versão para impressão
13-Jul-2007
bragaparques_01.jpgO destaque das Letras Gordas desta semana vai para a reacção de José Sá Fernandes à pronúncia de Domingos Névoa, administrador da BragaParques, pelo Tribunal de Instrução Criminal (TIC) de Lisboa, pela prática do crime de "corrupção activa". A reacção de José Sá Fernandes em entrevista a esta antena. As outras notícias nacionais são o esclarecimento do Gabinete Muncipal do BE de Lisboa sobre a polémica à volta das assessorias na CML e uma entrevista ao deputado João Semedo, que nos fala sobre a aprovação, por unanimidade, pela AR, da Carta dos Direitos de Acesso dos Utentes do SNS, por proposta do BE. A nível internacional, destacamos o Editorial do jornal diário americano New York Times que defende a retirada das tropas americanas do Iraque e a crise política na Polónia, agravada pelo mega-protesto das enfermeiras e outros profissionais de saúde polacos em defesa dum maior investimento do Estado na saúde.  Clique para ouvir.  

mp3wma
 
Em Letras Gordas: as notícias do país e do mundo, em destaque criar PDF versão para impressão
04-Jul-2007
As Letras Gordas que destacamos neste magazine são, no caso das notícias nacionais, a nota de imprensa do Bloco de Esquerda que anuncia o arquivamento, por decisão da Comissão Nacional de Eleições, da queixa apresentada pela BragaParques contra os cartazes do Bloco de Esquerda para as actuais eleições intercalares de Lisboa, a situação da comunidade brasileira imigrante em Portugal, a qual, ainda hoje, dia 4 de Julho, foi denunciada em concentração junto do Pavilhão Atlântico, em Lisboa, no início da cimeira UE/Brasil, com a presença do presidente Lula da Silva e o lançamento do novo trabalho discográfico de Jorge Palma, "Voo Nocturno", do qual reproduzimos, na antena, um trecho. A nível internacional, o destaque semanal vai para mais um incêncio numa central nuclear, no passado dia 29 de Junho, desta vez em Hamburgo, na Alemanha e para uma síntese da leitura que Esquerda ponto Rádio fez do relatório do Fundo de Populações das Nações Unidas, divulgado no passado mês de Junho. Clique para ouvir.  

mp3wma
 
Em Letras Gordas: as notícias do país e do mundo, em destaque criar PDF versão para impressão
28-Jun-2007
lgbt_lisboaAs notícias do país e do mundo que compõem o destaque deste magazine em Letras Gordas, referem-se a uma nota sobre os atropelos e ilegalidades que o actual Ministério de Educação se permite fazer, desta vez a propósito do concurso para professor titular, ao dia de luta contra a homofobia, a propósito da Marcha do Gay Pride, que decorreu, em Lisboa, no passado dia 23 de Junho, à aprovação, por maioria, pela Assembleia da Área Metropolitana de Lisboa a favor do estudo de todas as alternativas à OTA para o novo aeroporto internacional de Lisboa, incluindo a manutenção do aeroporto da Portela e da notícia sobre o Congresso de fundação de um novo partido de esquerda na Alemanha - A Esquerda - em resultado da fusão do ex-PDS e do ex- WASG, um pouco à imagem do que se passou há oito anos em Portugal, com a criação do Bloco de Esquerda. Clique para ouvir.  

mp3wma
 
Em Letras Gordas: as notícias do país e do mundo, em destaque criar PDF versão para impressão
07-Jun-2007
g8_manifAs Letras Gordas desta semana, compõem-se exclusivamente das notícias que nos chegam, desde a Alemanha, a propósito da cimeira do G-8, realizada na cidade de Heiligendamm, no passado dia 6 de Junho. Em entrevista telefónica, Esquerda ponto Rádio ouviu Catarina Príncipe, activista do Bloco, que nos deu testemunho das mobilizações de protesto contra os objectivos da cimeira do G-8.  Clique para ouvir.  

mp3wma
 
<<  <  | 1 2 3 4 |  >  >>

Resultados 1 - 11 de 41
Sons da Terra
“Tocar de Ouvido” nos Sons da Terra nº 15
Festival Tocar de OuvidoA edição dos sons da terra 15 traz o novo disco de João Afonso, "Redondo Vocábulo", uma entrevistas a um novo músico da MPP, Carlos Silveira que publicou numa edição de autor o disco "Vendo o Mundo". E ainda uma referência ao festival Tocar de Ouvido realizado em Évora.
Clique para ouvir em wma ou mp3.

Esquerda.Rádio
tit_esquerda.png
Esquerda 40: Não tem que ser assim
Leia aqui o jornal "Esquerda"
Clique na imagem para aceder ao Esquerda 40 em pdf
Outros números do jornal Esquerda
Assinatura do Jornal Esquerda
 esquerda_radio
© 2017 Esquerda.Net
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.