Em Letras Gordas: as notícias do país e do mundo, em destaque criar PDF versão para impressão
22-Mai-2007
guadianaAs Letras Gordas desta semana, são compostas exclusivamente por breves entrevistas ao deputado Fernando Rosas e à deputada Alda Macedo, sobre dois assuntos nacionais, com uma dimensão internacional evidente, relacionada com a política externa portuguesa:  na primeira, Fernando Rosas responde a questões sobre a presença portuguesa no contingente da NATO que está presente na guerra de ocupação do Afeganistão e que será deslocado, em breve, para uma região onde os combates são mais intensos e frequentes - região de Kandahar - e, na segunda, Alda Macedo dá-nos conta das discussões e decisões tomadas numa cimeira ibérica, em Caia, a 13 de Maio, que contou com a presença de representantes do Bloco de Esquerda, das Esquerdas Unidas de Badajoz e de colectivos ecologistas portugueses e espanhóis. Clique para ouvir.  

mp3wma
 
Em Letras Gordas: as notícias do país e do mundo, em destaque criar PDF versão para impressão
08-Mai-2007
mgm-porto_pf_008web As Letras Gordas nacionais desta semana, para além de continuarem a incidir sobre os últimos desenvolvimentos da crise na Câmara de Lisboa, com uma entrevista a Carlos Marques, leader do grupo de deputados do Bloco na Assembleia Municipal de Lisboa, traz também os sons e as notícias das manifestações, realizadas a 5 de Maio, em Lisboa e no Porto, integradas na Marcha Global da Marijuana e realizada em mais de 200 cidades, em todo o mundo. Em Lisboa, a reportagem de Esquerda ponto Rádio ouviu Pedro Pombeiro, um dos organizadores da marcha. A nível internacional, o destaque vai para o que acontece em França, através de um curto balanço dos resultados das eleições presidenciais francesas da 1ª volta por Olivier Besancenot, para as conclusões do relatório do Painel Intergovernamentalpara as Mudanças Climáticas, reunido em Banguecoque no passado dia 4 de Maio, que protege a opção nuclear para combater o aquecimento global (IPCC), para a condenação da Polónia pelo Tribunal Europeu dos Direitos Humanos por discriminar os homosexuais e para a próxima Marcha Mundial contra a Fome, que se reliza no próximo dia 13 de Maio, em todo o mundo, e que tem como objectivo reunir, à escala global, um milhão de pessoas na rua e 25 mil em Portugal. Clique para ouvir.  

mp3wma
 
Em Letras Gordas: as notícias do país e do mundo, em destaque criar PDF versão para impressão
03-Mai-2007
sa_fernandes20060816O destaque das notícias nacionais das Letras Gordas desta semana vai para a queda do executivo camarário de Carmona Rodrigues e do PSD e para a anunciada convocação de eleições intercalares em Lisboa. José Sá Fernandes, vereador independente do BE, presta declarações em exclusivo a esta antena. Continuamos a acompanhar as eleições regionais da Madeira. A petição com 4300 assinaturas, entregue na semana passada na AR, pela plataforma dos intermitentes do espectáculo, e uma entrevista com Bruno Cabral, membro da plataforma, completa o noticiário nacional deste magazine. A nível internacional, o destaque do noticiário vai para as decisões da recente cimeira da ALBA - Alternativa Bolivariana das Américas, realizada em Barquisimeto, Venezuela, para a manifestação de um milhão de imigrantes no 1º de Maio nos EUA e para o 21º aniversário de Chernobyl, Ucrânia. Clique para ouvir.  

mp3wma
 
Em Letras Gordas: as notícias do país e do mundo, em destaque criar PDF versão para impressão
25-Abr-2007
Esta semana, o capítulo das notícias nacionais das Letras Gordas incide sobre o 25 de Abril, aproveitando o facto de termos realizado uma reportagem com os sons da manifestação de rua do 25 de Abril, em Lisboa, e de termos recolhido breves declarações do deputado do Bloco, Fernando Rosas, sobre o discurso de Cavaco Silva, nesse mesmo dia, na Assembleia da República. A nível internacional, o destaque vai para o balanço das eleições presidenciais francesas, realizadas a 21 de Abril, e que vão ter uma 2ª volta, no próximo dia 6 de Maio, entre Nicolas Sarkozy e Ségolène Royal. Com esse objectivo, entrevistámos Miguel Portas, deputado ao Parlamento Europeu do Bloco de Esquerda. Clique para ouvir.  

mp3wma
 
Em Letras Gordas: as notícias do país e do mundo, em destaque criar PDF versão para impressão
04-Abr-2007
nuclear-edfNo magazine desta semana, as notícias nacionais que destacamos referem-se à ameaça de despejo que pende sobre 13 famílias, que vivem numa fábrica abandonada, em Setúbal, e que correm o risco de serem despejadas por exigência da Segurança Social, à manifestação de 7.000 jovens precários que, no dia 27 de Março, percorreram as ruas de Lisboa, do Rossio até à A.R., à denúncia da APAV sobre a violência doméstica, em Portugal, que, em 2006, aumentou 30% em relação ao ano anterior e à próxima jornada nacional de luta da CGTP, convocada para dia 30 de Maio. A nível internacional, o destaque vai para a execução de três mulheres da resistência iraquiana, em Bagdad, Iraque, para as manifestações e contra-manifestações que se sucedem na Polónia, com a aproximação do dia 12 de Abril, data em que o Parlamento poderá aprovar uma lei mais penalizadora do aborto e para o anúncio do primeiro reactor nuclear de terceira geração, que a EDF - Electricidade de França, se prepara para construir em Flamanville, França.Clique para ouvir.  

mp3wma
 
Em Letras Gordas: as notícias do país e do mundo, em destaque criar PDF versão para impressão
27-Mar-2007
rigobertaEsta semana, as notícias nacionais incidem sobre a situação na fábrica de calçado da multinacional alemã Rohde, na Feira, que parou a produção na passada sexta-feira, dia 23 de Março. Nesse sentido, Esquerda ponto Rádio foi ouvir a coordenadora da Direcção do Sindicato do Calçado de Aveiro e Coimbra, Fernanda Moreira, sobre a situação que se vive na fábrica e sobre as incertezas que o futuro próximo reserva aos seus 1.200 trabalhadores e trabalhadora. A nível internacional, o destaque desta semana vai para a criação da Frente Parlamentar para a Cidadania LGBT, no Brasil, com o apoio de 175 deputados e 13 senadores, e para a confirmação da candidatura de Rigoberta Menchú, prémio Nobel da Paz em 1992, às próximas eleições presidenciais de 9 Setembro de 2007, na GuatemalaClique para ouvir.  

mp3wma
 
Em Letras Gordas: as notícias do país e do mundo, em destaque criar PDF versão para impressão
20-Mar-2007
airbus070306lusapic_webAs notícias nacionais desta semana centram-se na luta dos trabalhadores da Rohde, na Feira, que estão em processo de luta perante o espectro de um possível encerramento de mais uma multinacional do calçado, em Portugal, e numa entrevista a Paulo Martins, deputado regional da Madeira, do Bloco de Esquerda, em vésperas de mais um importante confronto político-eleitoral antecipado, que aquela região vai conhecer no próximo dia 5 de Maio. A nível internacional, destaque para a confirmação de 12 candidatos às próximas eleições presidenciais francesas de Junho, para as manifestações que, por todo o mundo, se realizaram, no passado sábado, pela Paz e contra a guerra do Iraque e para o encerramento de um reactor nuclear pela companhia eléctrica Hokuriku Electric, no Japão, na passada sexta-feira, dia 16 de Março, no seguimento de uma ordem governamental. Clique para ouvir.  

mp3wma
 
Em Letras Gordas: as notícias do país e do mundo, em destaque criar PDF versão para impressão
12-Mar-2007
airbus-manif Esta semana, nas notícias nacionais, um estudo do Instituto Nacional de Estatística confirma que o desemprego continua a atingir mais mulheres que homens. A aprovação da nova lei da IVG, votada na AR é também notícia neste magazine, assim como as jornadas parlamentares do Bloco de Esquerda, dedicadas ao tema da educação sexual nas escolas e o planeamento familiar, através de um breve balanço da deputada Helena Pinto. A nível internacional, destaque para a manifestação de milhares de italianos, em Roma, a favor da nova lei sobre as uniões de facto hetero e homossexuais, para mais despedimentos na indústria farmacêutica a nível internacional, e também para as manifestações dos trabalhadores da Airbus, em França, contra a supressão de 10.000 postos de trabalho em diversas fábricas, na Europa. A repressão e prisão de 40 mulheres, em Teerão, Irão, que protestavam contra a discriminação no país é notícia neste magazine, assim como a notícia do Eurostat que divulgou várias estatísticas sobre mulheres na Europa. Por último, igualmente sobre os direitos das mulheres, noticiamos a recusa do pedido de desculpas do primeiro-ministro japonês às mulheres usadas como escravas sexuais, na Segunda Guerra Mundial. Clique para ouvir.  

mp3wma

Veja no link abaixo a reconstrução do dramático acontcimento que levou à execução de Atefah, no Irão. 



 
Em Letras Gordas: as notícias do país e do mundo, em destaque criar PDF versão para impressão
04-Mar-2007
airbus_manif Esta semana, damos conta nas notícias nacionais da manifestação nacional da CGTP, no passado dia 1 de Março, em Lisboa, que reuniu mais de 120 mil pessoas na contestação às políticas do governo Sócrates, da greve dos trabalhadores da Jerónimo Martins pela revisão do contrato colectivo de trabalho e do chumbo da OPA sobre a PT pela Sonae.com, a partir duma entrevista a Francisco Louçã. A nível internacional, destacamos a aprovação pelo Congresso espanhol da nova Lei sobre a Identidade de Género, o anúncio da redução de 6.100 postos de trabalho pela Bayer, em instalações fabris espalhadas pelo mundo e para a resposta dos trabalhadores da Airbus, em vários países da Europa, contra a intenção da administração de despedir 10.000 dos seus 56.400 trabalhadores. Clique para ouvir.


mp3wma
 
Em Letras Gordas: as notícias do país e do mundo, em destaque criar PDF versão para impressão
26-Fev-2007
stop_the_war_web As notícias nacionais que trazemos à antena referem-se à continuação da saga da crise na Câmara de Lisboa que continua em foco, aos protestos populares dos moradores do lugar de Travessas, Braga, contra a poluição provocada pela actividade da Recial, fábrica de reciclagem de alumínios, bem como às várias manifestações que se têm sucedido de Norte a Sul do país contra o encerramento de urgências e à última reunião da Mesa Nacional do Bloco de Esquerda de 24 de Fevereiro, que aprovou a convocação da 5ª Convenção Nacional para os próximos dias 2 e 3 de Junho. A nível internacional, noticiamos a assinatura de um tratado para a abolição das bombas cluster, em Oslo, Noruega, por parte de 46 países, a realização de uma manifestação de milhares de pessoas em Londres, contra a continuação da guerra no Iraque, o cancelamento de testes nucleares em Las Vegas, EUA, na sequência de protestos ocorridos nos Estados de Nevada e Utah, a fuga de água que fez parar o reactor da central nuclear sueca de Ringhals e o encerramento da fábrica Delphi, em Cadiz, Espanha, que vai lançar no desemprego 1600 trabalhadores, depois de, no ano passado, ter ocorrido o encerramento da fábrica que aquela multinacional detinha em Portugal. Clique para ouvir.


mp3wma
 
Em Letras Gordas: as notícias do país e do mundo, em destaque criar PDF versão para impressão
18-Fev-2007
tua Esta semana, as notícias nacionais que destacamos referem-se ao descarrilamento de uma composição no Metro de Mirandela que provocou a morte de três pessoas, à ameaça do desemprego para 221 trabalhadores da Gestnave, no final de 2007 e à sessão pública de debate, realizada no passado dia 15 de Fevereiro, sobre o actual processo de revisão do PDM, de Lisboa, promovido pelo vereador José Sá Fernandes e pela candidatura Lisboa é Gente, com a presença do arq. Ribeiro Teles, da arq. Helena Roseta e do urbanista João Seixas, com moderação da jornalista Sofia Rego. Nas notícias internacionais, falamos da condenação à morte por enforcamento de três mulheres iraquianas, acusadas de pertencer à resistência, da oposição dos democratas no Congresso americano à política de George W.Bush em relação ao Irão, da posição do primeiro Estado norte-americano a favor da retirada imediata das tropas do Iraque, da mega-manifestação em Vicenza, Itália contra a ampliação da base norte-americana e da manifestação do movimento gay, em Ipanema, Brasil, contra a violência homofóbica e pela paz.  Clique para ouvir.


mp3wma
 
<<  <  | 1 2 3 4 |  >  >>

Resultados 12 - 22 de 41
Sons da Terra
“Tocar de Ouvido” nos Sons da Terra nº 15
Festival Tocar de OuvidoA edição dos sons da terra 15 traz o novo disco de João Afonso, "Redondo Vocábulo", uma entrevistas a um novo músico da MPP, Carlos Silveira que publicou numa edição de autor o disco "Vendo o Mundo". E ainda uma referência ao festival Tocar de Ouvido realizado em Évora.
Clique para ouvir em wma ou mp3.

Esquerda.Rádio
tit_esquerda.png
Esquerda 40: Não tem que ser assim
Leia aqui o jornal "Esquerda"
Clique na imagem para aceder ao Esquerda 40 em pdf
Outros números do jornal Esquerda
Assinatura do Jornal Esquerda
 esquerda_radio
© 2020 Esquerda.Net
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.