Aconteceu: Protesto frente à AR contra as Linhas de Alta Tensão criar PDF versão para impressão
26-Out-2007
Manifestação contra as linhas de alta tensãoEsta semana, a rubrica Aconteceu é uma reportagem de uma concentração, seguida de uma greve da fome que decorreu frente à Assembleia da República, realizada por movimentos de cidadãos, de Norte a Sul do país, que protestam contra o traçado das Linhas de Alta Tensão da Rede Elécrica Nacional (REN) em cima de vários aglomerados urbanos - Sintra, Silves e Guimarães. Esquerda ponto Rádio ouviu o porta voz dos movimentos cívicos - Paulo Lopes -, a deputada do Bloco, Alda Macedo, e vários outros manifestantes, presentes no protesto. Clique para ouvir

mp3 wma

 
Aconteceu: Futuro do Alqueva em debate criar PDF versão para impressão
11-Out-2007
Barragem do AlquevaAconteceu reproduz esta semana uma entrevista com Constantino Piçarra, membro da coordenadora distrital do Bloco, no Alentejo, a propósito do encerramento das Jornadas das Alterações Climáticas que tiveram o seu epílogo num debate público, realizado em Moura, Alentejo, no passado dia 29 de Setembro. Em causa esteve a discussão  sobre a sustentabilidade agrícola e ambiental do projecto do Alqueva, num debate que teve a participação dos deputados do Bloco, Alda Macedo e Francisco Louçã e, também, a participação de Eugénio Sequeira, presidente da LPN, Alípio de Freitas, activista do Movimento dos Sem Terra, no Brasil e Vítor Louro, engenheiro silvicultor. Esquerda ponto Rádio ouviu Constantino Piçarra que moderou o debate e que fez para a antena um resumo das principais conclusões do debate. Clique para ouvir

mp3 wma

 
Aconteceu: Tom Kucharz fala sobre os agro-combustíveis criar PDF versão para impressão
25-Set-2007
Tom KucharzAconteceu reproduz esta semana uma entrevista de Tom Kucharz, activista da organização ambientalista espanhola Ecologistas en Acción, concedida à Esquerda ponto Rádio aquando da sua presença em Lisboa, por ocasião das Jornadas Socialismo2007. Nesta entrevista, Tom Kucharz passa em revista os problemas ambientais que os agro-combustíveis (também designados por bio-combustíveis) podem vir a ter, quer nas economias de proximidade, quer no próprio modelo de desenvolvimento do nosso futuro comum. Clique para ouvir

mp3 wma

 
Aconteceu: Populações contra Linhas de Alta Tensão criar PDF versão para impressão
20-Set-2007
Linhas de Alta TensãoAconteceu aborda esta semana a luta de diversos movimentos cívicos contra a instalação de Linhas de Alta Tensão, por parte da Rede Eléctrica Nacional (REN), em diversos pontos do país, numa clara ameaça à saúde das populações directamente afectadas. Silves, Almada, Sintra e Serzedelo (Guimarães) constituem outros tantos exemplos de lutas que têm mobilizado o protesto de diversos movimentos cívicos. A propósito, Esquerda ponto Rádio ouviu as suas razões, expressas por Carlos Cabrita e Sérgio Santos (Silves), Manuel Braga (Almada), Paulo Lopes (Sintra) e Manuel Silva (Serzedelo-Guimarães). Clique para ouvir

mp3 wma

 
Aconteceu: Transgénicos no centro da polémica criar PDF versão para impressão
13-Set-2007
TransgénicosAconteceu reflecte neste número o grande rebuliço que a acção de destruição de cerca de 1ha de milho transgénico, em Silves, no Algarve, alegadamente por um grupo ecologista "Verde Eufémia" provocou na cena polítca nacional. Desde as proclamações insanes acerca do surgimento de um novo tipo de terrorismo - o eco-terrorismo - até às acusações mentirosas e delirantes do ministro Jaime Silva, acusando o Bloco de estar por detrás daquela acção, houve de tudo um pouco no confronto político que este acontecimento originou. Esquerda ponto Rádio, atenta à importância da polémica que rodeou e rodeia esta questão, apresenta aqui uma composição sobre o tema, com base em declarações de responsáveis locais e nacionais do Bloco: Carlos Cabrita, engenheiro agrónomo, membro das cooordenadoras distrital do Algarve e da Concelhia de Silves, Francisco Louçã e Alda Macedo, deputados do Bloco. Clique para ouvir a reportagem. 

mp3 wma

 
Aconteceu: FENPROF promove Feira do Desemprego, em Lisboa criar PDF versão para impressão
25-Jul-2007
Fe4ira da precariedade docente - Foto do site da FENPROFAconteceu debruça-se neste número do magazine sobre a Feira do Desemprego, promovida pela FENPROF, no passado dia 6 de Julho, na Praça da Figueira, em Lisboa. Esquerda ponto Rádio ouviu Deolinda Martins, dirigente do SPGL, sobre a situação dos professores contratados, sobre o próximo concurso do início do mês de Agosto e sobre o direito ao subsídio de desemprego para os docentes universitários. Clique para ouvir a reportagem. 

mp3 wma

 
Aconteceu: Francisco Louçã em Braga, agradece a José Sá Fernandes criar PDF versão para impressão
13-Jul-2007
francisco_em_braga.jpgFrancisco Louçã, em comício realizado em Braga, a 11 de Julho, agradeceu a José Sá Fernandes o combate que este tem travado contra a corrupção, em Lisboa e respondeu ao jantar de desagravo que um grupo de ricos e abastados empresários fez a Domingos Névoa, administrador da BragaParques, que acabou de ver confirmada pelo TIC, de Lisboa, a sua incriminação pela prática de "corrupção activa". Clique para ouvir a reportagem. 

mp3 wma

 
Aconteceu: Protesto contra a privatização das Universidades criar PDF versão para impressão
04-Jul-2007
O governo preparou nos últimos meses, um pouco às escondidas, o novo Regime Jurídico das Instituições do Ensino Superior, visando alterar o actual enquadramento legislativo que rege o ensino superior público em Portugal. Com o novo regime jurídico, o Governo do PS faz nas Universidades aquilo que a direita ainda não tinha sonhado fazer: abrir caminho à privatização de facto do ensino superior público. Estudantes de Lisboa, Porto, Coimbra e Braga, estiveram no passado dia 28 de Junho, frente à AR, em protesto contra a futura lei, que acabou aprovada na generalidade com os votos do PS e a abstenção do PSD. Esquerda ponto Rádio esteve presente na concentração e ouviu de duas estudantes universitárias - Margarida Santos e Ana Bastos - as razões deste protesto estudantil. Clique para ouvir a análise e a reportagem. 

mp3 wma

 
Aconteceu: Debate sobre a guerra civil na Palestina criar PDF versão para impressão
28-Jun-2007
hamas070613No meio da presente guerra civil que decorre na Palestina, cabe perguntar: será que o sonho de um estado palestiniano livre implodiu? Para tentar responder a esta questão, Esquerda ponto Rádio esteve presente, no passado dia 19 de Junho, num debate organizado conjuntamente pelo Bloco de Esquerda e pelo Tribunal do Iraque, nas instalações da Casa do Brasil, em Lisboa, que contou com a presença de Manuel Raposo, do Tribunal do Iraque, que moderou, de Rui Vasconcelos, membro do ATTAC-França e de Daniel Oliveira, jornalista, estes últimos que estiveram recentemente em viagens pela Palestina. Clique para ouvir a análise e a reportagem. 

mp3 wma

 
Aconteceu: Esquerda Socialista prepara o futuro criar PDF versão para impressão
11-Jun-2007
Luis Fazenda fala na ConvençãoA Vª Convenção Nacional do Bloco de Esquerda constitui a rubrica Aconteceu, do magazine. Informações sobre os debates e principais decisões, a que os mais de 600 delegados e delegadas foram chamados a pronunciar-se, faz parte da peça que Esquerda ponto Rádio preparou sobre o acontecimento, bem como excertos de algumas das intervenções que marcaram os trabalhos da Convenção. A saudação inicial de Helena Pinto, a intervenção de Luís Fazenda, em defesa da Moção A, que veio a ser aprovada por larga maioria dos delegados e o discurso de encerramento de Francisco Louçã, são as intervenções que permitem a qualquer ouvinte transportar-se para o ambiente que se viveu nesta Convenção Nacional. Clique para ouvir nos atalhos. 

mp3 wma

 
Aconteceu: Linha do Metro do Porto na Boavista, sim ou não? criar PDF versão para impressão
22-Mai-2007
metro_portoO debate sobre a futura expansão do Metro do Porto, nomeadamente sobre se a linha da Boavista deve ou não ser construída, constitui a polémica que, desta vez, trazemos à antena na rubrica Aconteceu.  Trata-se de um debate público actual, organizado pelo Bloco de Esquerda do Porto, que foi moderado pelo deputado municipal José Castro e que contou a presença do geógrafo Rio Fernandes, do urbanista Manuel Correia Fernandes e do deputado João Teixeira Lopes.  A reportagem e a edição são da responsabilidade do nosso enviado do Porto, Pedro Ramajal. Clique para ouvir nos atalhos. 

mp3 wma

 
<<  <  | 1 2 3 4 |  >  >>

Resultados 1 - 11 de 35
Sons da Terra
“Tocar de Ouvido” nos Sons da Terra nº 15
Festival Tocar de OuvidoA edição dos sons da terra 15 traz o novo disco de João Afonso, "Redondo Vocábulo", uma entrevistas a um novo músico da MPP, Carlos Silveira que publicou numa edição de autor o disco "Vendo o Mundo". E ainda uma referência ao festival Tocar de Ouvido realizado em Évora.
Clique para ouvir em wma ou mp3.

Esquerda.Rádio
tit_esquerda.png
Esquerda 40: Não tem que ser assim
Leia aqui o jornal "Esquerda"
Clique na imagem para aceder ao Esquerda 40 em pdf
Outros números do jornal Esquerda
Assinatura do Jornal Esquerda
 esquerda_radio
© 2017 Esquerda.Net
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.