PodEsquerda 23: Zeca Afonso, 20 anos depois criar PDF versão para impressão
25-Fev-2007
Zeca AfonsoEsta semana, o PodEsquerda nº 23 assinala os 20 anos depois do desaparecimento de Zeca Afonso. Uma conversa com Sérgio Godinho ajuda-nos a compreender a importância da vida e obra de José Afonso na música popular portuguesa, constituindo o Tema deste magazine.Em Aconteceu, apresentamos uma reportagem sobre a Marcha pela Habitação, que a Plataforma Artigo 65 promoveu, no dia 25 de Fevereiro, no final das 1ªs Jornadas sobre Direito à Habitação, realizadas no Teatro "A Barraca", em Lisboa. Em Letras Gordas, as notícias nacionais referem-se à crise na Câmara de Lisboa, cuja saga continua, à manifestação dos moradores da freguesia de Palmeiras, Braga, contra a poluição da fábrica de reciclagem de alumínios, Recial, aos vários protestos populares contra o encerramento das urgências em diversos pontos do país e à última reunião da Mesa Nacional do BE, que aprovou a convocação da 5ª Convenção Nacional para os próximos dias 2 e 3 de Junho. A nível internacional, destaque para a reunião, em Oslo, Noruega, de 46 países que acordaram um tratado para a abolição das bombas cluster até 2008, para a manifestação anti-guerra, em Londres, Inglaterra, para os protestos ocorridos nos Estados do Nevada e Utah, contra a realização de testes nucleares em Las Vegas, EUA, para uma fuga que fez parar o reactor da central nuclear de Ringhals, Suécia e para o encerramento duma fábrica da Delphi, em Cádiz, Espanha. Clique para ouvir tudo em wma ou mp3.
 
Câmara de Lisboa agoniza criar PDF versão para impressão
18-Fev-2007
cmlaocontrarioEsta semana marca o regresso do magazine ao seu formato original (PodEsquerda nº 22). A agonia da Câmara Municipal de Lisboa, expressa por mais uma suspensão de mandato por Fontão de Carvalho, vice-presidente e vereador responsável pelas Finanças e Património, constitui o Tema deste magazine, desenvolvido a partir de entrevistas a José Sá Fernandes, vereador eleito por Lisboa e a Francisco Louçã. Em Aconteceu, apresentamos um trabalho sobre a noite dos resultados do referendo sobre o aborto, a partir dos sons recolhidos nas sedes dos movimentos independentes pelo SIM e do Bloco de Esquerda. Em Letras Gordas, são notícias nacionais o acidente ferroviário na linha do Tua, os receios dos trabalhadores da Gestnave face ao desemprego e o debate público promovido por José Sá Fernandes e pela candidatura Lisboa é Gente sobre a cidade que temos e a que queremos. A nível internacional, destaque para a condenação à morte de três mulheres, no Iraque, para uma mega-manifestação em Vicenza, Itália, contra a ampliação da base norte-americana, e para o protesto do movimento gay contra a  violência homofóbica, em Ipanema, Brasil. Em 3 bits de conversa o comentário sobre o facto de das cinco marcas mais fortes de 2006, quatro serem liagads à Sociedade de Informação. No Bloco de NotasJorge Costa comenta a situação política actual. Clique para ouvir tudo em wma ou mp3.
 
As classes sociais face à IVG no PodEsquerda criar PDF versão para impressão
05-Fev-2007
Esquerda.RádioPodEsquerda nº 21 encerra os programas semanais inteiramente preenchidos pela rubrica À segunda é de vez. O tema desta semana aborda a questão das desigualdades sociais face ao aborto e inclui uma intervenção de Isabel do Carmo, médica, recolhida numa Conferência organizada pelo Bloco de Esquerda, sobre as razões do voto SIM no próximo referendo do dia 11 de Fevereiro. Na rubrica Aconteceu, trazemos os sons de um Encontro de Eurodeputados pelo voto SIM, realizado a 28 de Janeiro, no Hotel Altis, em Lisboa. Em Letras Gordas, as notícias da campanha pelo SIM referem-se ao comício do Bloco de Esquerda, em Lisboa, com intervenções de José Manuel Pureza, Ana Drago e Francisco Louçã, de resposta à campanha do Não, ao Concerto dos Jovens pelo SIM, no Forum Lisboa, e ao início da campanha de todos os movimentos pelo SIM, com uma arruada pelo centro da cidade do Porto. O Bloco de Notas é de Manuela Tavares, do movimento Cidadania e Responsabilidade pelo SIMClique para ouvir tudo em wma ou mp3.
 
Os julgamentos das mulheres no PodEsquerda criar PDF versão para impressão
29-Jan-2007
Esquerda.RádioPodEsquerda nº 20, é desta vez preenchido integralmente pela rubrica À segunda é de vez. O tema desta semana inclui um depoimento de Alice Brito, advogada, e um trabalho sobre as verdades e mentiras sobre os julgamentos de mulheres por aborto que as deputadas Helena Pinto, Sónia Fertuzinhos e Sónia Sanfona, do movimento Voto SIM, denunciaram em Conferência de Imprensa, no passado dia 24 de Janeiro. Na rubrica Aconteceu, apresentamos uma reportagem sobre uma iniciativa que o movimento Cidadania e Responsabilidade pelo SIM, realizou no Porto, à porta do Tribunal da Maia, no dia em que passaram 5 anos sobre o julgamento de 17 mulheres acusadas da prática de aborto. Notícia também para o lançamento do Livro "Ela somos nós, o direito ao aborto como reivindicação democrática e cidadã", de Andreia Peniche, na livraria Bulhosa, em Entrecampos, em Lisboa e ainda para a agenda da próxima semana da campanha pelo SIM dos vários movimentos. O Bloco de Notas é de Andreia PenicheClique para ouvir tudo em wma ou mp3.
 
O aborto clandestino em questão no PodEsquerda criar PDF versão para impressão
23-Jan-2007
Esquerda.RádioPodEsquerda, até final da campanha do referendo sobre o aborto, vai ter um novo formato. A rubrica À segunda é de vez constituirá o essencial do magazine, passando a incluir o tema relacionado com o aborto e as rubricas AconteceuBloco de Notas, bem como notícias da campanha pelo SIM. Esta semana, o Tema é o aborto clandestino, o Aconteceu inclui uma reportagem sobre a reunião nacional de todos os movimentos pelo SIM, em Aveiro, e o Bloco de Notas é da autoria de Miguel Vale de AlmeidaEm Letras Gordas, notícias sobre a luta do Metro de Lisboa, a luta dos utentes dos transportes contra a nova rede STCP, no Porto, e o início da comercialização, em Portugal, de uma vacina contra o cancro do colo do útero; a nível internacional, o destaque é a tomada de posse do novo presidente do Equador, Rafael Correa, mais um acidente numa central nuclear, no Japão, a situação na Palestina e o alerta de Stephen Hawking contra o perigo do aquecimento global do planeta. Por último, em 3 bits de conversa, falamos do conceito de computação distribuída aplicada à previsão do clima. Clique para ouvir tudo em wma ou mp3.
 
Transportes públicos em debate no PodEsquerda criar PDF versão para impressão
15-Jan-2007
Esquerda.Rádio
A sucessão de bloqueios que se têm sucedido desde o início do ano, no Porto, na sequência da entrada em funcionamento da nova rede STCP, e o debate à volta desta e doutras questões ligadas com os transportes públicos urbanos, constitui o Tema do magazine desta semana. Em Letras Gordas, destacamos, nas notícias nacionais, a conferência de imprensa de José Sá Fernandes em reacção à acusação do Ministério Público de corrupção activa contra a Braga Parques, na pessoa do seu administrador Domingos Névoa. Nas notícias internacionais, relevamos o anúncio da nacionalização da principal empresa de telecomunicações do país, a CANTV, na Venezuela, por decisão do governo de Hugo Chavez. Em Aconteceu, colocamos em foco a Yazaki Saltano, empresa de componentes automóveis, que vai lançar no desemprego 533 trabalhadores da sua fábrica de Ovar.Na rubrica  À segunda é de vez, damos conta das agendas dos movimentos pelo SIM. Em 3 bits de conversa, falamos da participação da Agência Nacional de Segurança dos EUA no projecto Windows Vista. O Bloco de Notas, é da autoria de Francisco LouçãClique para ouvir tudo em wma ou mp3.
 
Magazine PodEsquerda nº 17 criar PDF versão para impressão
08-Jan-2007
EXECUÇÃO DE SADDAM HUSSEIN REFORÇA GUERRA CIVIL NO IRAQUE
Esquerda.RádioO enforcamento de Saddam Hussein, no penúltimo dia de 2006, colocou o Iraque e o resto do mundo árabe em estado de choque. As repercurssões deste assassinato político são analisadas no Tema deste magazine pelo euro-deputado Miguel Portas, assim como por várias outras personalidades internacionais, tais como Tariq Ali e Immanuel WallersteinEm Letras Gordas, damos voz a alguns deputados e responsáveis autárquicos do Bloco sobre o balanço do ano de 2006. Em Aconteceu, analisamos a posição da Autoridade da Concorrência de aprovar a aquisição da PT pela Sonae.No Bloco de Notas, João Teixeira Lopes comenta o discurso de fim-de-ano de Cavaco Silva. À segunda é de vez, damos desta vez a palavra ao movimento Cidadania e Responsabilidade pelo SIM. Clique para ouvir tudo em wma ou mp3.
 
PodEsquerda criar PDF versão para impressão
23-Dez-2006

MAGAZINE ESPECIAL PARA ENCERRAR O ANO DE 2006
esquerda_radiopPara encerrar o ano de 2006, preparámos uma edição especial do magazine PodEsquerda com um conjunto de propostas musicais e de poemas, distribuídos pelas diferentes rubricas, e que julgamos apropriado para a época de festas que atravessamos. Voltaremos de novo à antena no próximo domingo, dia 7 de Janeiro de 2007. Entretanto, se quiserem enviar críticas ou sugestões sobre o que temos feito ou o que deveríamos fazer, escrevam-nos para Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email  ou  Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email . Até lá, divirtam-se! Para ouvir, clique nos atalhos.

   mp3wma

 
Magazine PodEsquerda nº 16 criar PDF versão para impressão
18-Dez-2006
SITUAÇÃO DE TIMOR-LESTE EM ANÁLISE
Esquerda.RádioUma reflexão sobre a situação actual em Timor-Leste, desenvolvida no âmbito de uma entrevista efectuada com o deputado independente do BE, João Semedo, no regresso de uma recente visita àquele país, integrado numa delegação da Assembleia da República portuguesa, é o que propomos como Tema da semana, a ouvir neste magazine semanal. Em Aconteceu, apresentamos uma reportagem de uma audição pública aos representantes de associações de imigrantes, promovida pelo BE, sobre o projecto de lei de imigração que será defendido no Parlamento em confronto com a proposta do Governo Sócrates.Em Letras Gordas, as notícias nacionais continuam a incidir sobre várias greves (Metro, PT e Galp Energia) e ainda sobre as iniciativas do movimento de cidadãos contra a construção de linhas de muito Alta Tensão em Sintra. A nível internacional, o destaque vai para um trabalho sobre a morte do ex-ditador Pinochet, no Chile. Em 3bits de conversa, a crónica é sobre os revolucionários portáteis de 100 U$ para cada criança, que vão ser lançados em breve em países como o Brasil ou a Índia. No Bloco de Notas, Miguel Vital, dirigente sindical da Função Pública-Norte, fala-nos das próximas lutas de resistência contra a política do Governo Sócrates. Na rubrica À segunda é de vez, uma reportagem sobre a apresentação do movimento Voto SIM. Clique para ouvir tudo em wma ou mp3.
 
Magazine PodEsquerda nº 15 criar PDF versão para impressão
10-Dez-2006
FLEXIGURANÇA EM DEBATE PÚBLICO
Esquerda.RádioO debate público sobre a eventual alteração da legislação laboral, em vigor, no sentido de acolher alguns dos conceitos incluídos na ideia de flexigurança, anunciado como possível pelo Governo de Sócrates, constitui o Tema desta semana. Em Letras Gordas, as notícias nacionais vão para as quatro greves que actualmente se desenrolam no sector dos transportes e comunicações (Soflusa, Transado, Metro e CTT) e ainda para a actualização do salário mínimo nacional para €403, a partir de 1 de Janeiro de 2007. A nível internacional, destacamos a vitória de Hugo Chavez, nas eleições presidenciais da Venezuela, a próxima marcha de protesto nacional de 10 de Dezembro contra a repressão em Oaxaca, no México e as conclusões do relatório James Baker, nos EUA, sobre o Iraque. Em 3bits de conversa, a crónica é sobre se vale a pena comprar o Windows Vista. No Bloco de Notas, João Madeira conta-nos tudo sobre os projectos turísticos que vão ajudar a "rebentar" com o Sudoeste Alentejano. Na nova rubrica sobre o referendo ao aborto, À segunda é de vez, apresentamos os sons da conferência de imprensa do movimento independente Jovens pelo SIM. Clique para ouvir tudo em wma ou mp3.
 
Magazine PodEsquerda nº 14 criar PDF versão para impressão
04-Dez-2006
PROFISSIONAIS DO ESPECTÁCULO E AUDIOVISUAL EM LUTA
Esquerda.RádioO arranque da luta dos trabalhadores do Espectáculo e do Audiovisual, pela consagração de direitos mínimos na lei, é o Tema desta semana. Em Aconteceu, o destaque é para uma reportagem sobre uma sessão pública de debate em torno do próximo referendo sobre o aborto, em Lisboa. Em Letras Gordas, as notícias nacionais vão para a crise do sector automóvel, com o anunciado despedimento de 60 trabalhadores na fábrica Visteon (ex-Ford Electrónica), e ainda a aprovação das primeiras salas de injecção assistida no país, em Lisboa, e a luta pelo Centro Materno-Infantil, no Porto. O destaque internacional traz-nos os ecos da vitória do candidato de esquerda Rafael Correia, nas eleições presidenciais do Equador. No final de Em Letras Gordas, uma homenagem a Mário Cesariny, falecido recentemente. Em 3bits de conversa, a notícia é sobre as rádio-podcasts que promovem o ensino de línguas. No Bloco de Notas, Renato Soeiro, fala-nos, desde Bruxelas, da luta dos trabalhadores da Volkswagen, na Bélgica. Novidade deste magazine, é o início de uma nova rubrica sobre a campanha pelo SIM no referendo ao aborto, À segunda é de vez. Clique para ouvir tudo em wma ou mp3.
 
<<  <  | 1 2 3 4 5 |  >  >>

Resultados 23 - 33 de 47
Sons da Terra
“Tocar de Ouvido” nos Sons da Terra nº 15
Festival Tocar de OuvidoA edição dos sons da terra 15 traz o novo disco de João Afonso, "Redondo Vocábulo", uma entrevistas a um novo músico da MPP, Carlos Silveira que publicou numa edição de autor o disco "Vendo o Mundo". E ainda uma referência ao festival Tocar de Ouvido realizado em Évora.
Clique para ouvir em wma ou mp3.

Esquerda.Rádio
tit_esquerda.png
Esquerda 40: Não tem que ser assim
Leia aqui o jornal "Esquerda"
Clique na imagem para aceder ao Esquerda 40 em pdf
Outros números do jornal Esquerda
Assinatura do Jornal Esquerda
 esquerda_radio
© 2019 Esquerda.Net
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.