Nós temos um papel... criar PDF versão para impressão
16-Nov-2009
Dia 17 de Novembro muitos estudantes do Ensino Superior sairão à rua. É a minha esperança, mas também convicção. Depois de ao longo dos últimos anos o Superior ter sido alvo de um dos maiores ataques economicistas e elitistas à sombra do consenso europeu criado sobre o que será o Ensino Superior, os estudantes têm uma oportunidade, próxima de decisões importantes do novo Governo, para criticar e justamente pedir mais de um sistema educacional que é moldado segundo critérios de sustentabilidade.
Artigo do nosso leitor Nuno Moniz
Ler mais e comentar...
 
A situação do espanhol criar PDF versão para impressão
15-Out-2009
A portaria de Março de 2009 , em que foi permitido a professores de outros grupos de recrutamento leccionarem o espanhol desde que tirassem o DELE, curso esse ministrado no Instituto Cervantes em seis meses, levou a que muitos docentes licenciados em espanhol passassem por uma situação de grande instabilidade.
Artigo de leitor do esquerda.net
Envie a sua opinião para Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email
Ler mais e comentar...
 
Votar penaliza criar PDF versão para impressão
01-Out-2009
Trabalho num call center. Perguntei quais as alternativas para ir votar. Qual não é o meu espanto que, em vez de estar autorizado a poder chegar atrasado, o meu horário, desse dia, é alterado para a mesma carga horária, no entanto nocturna.
Artigo de um trabalhador precário
Ler mais e comentar...
 
As eleições legislativas e os possíveis rumos políticos do país criar PDF versão para impressão
21-Set-2009
Vamos, então, elencar os vários modelos políticos de desenvolvimento da sociedade portuguesa propostos pelos grandes partidos do nosso sistema eleitoral. Em primeiro lugar, temos o Partido Socialista de José Sócrates que nos apresenta o modelo tecnocrático, de rosto desumano, maquilhado de sedutores discursos eivados de "slogans" de Esquerda, proferidos para fazer esquecer as medidas neoliberais implementadas.
Artigo de Nuno Ferrão
Ler mais e comentar...
 
Foi correcto desconvocar a greve da Groundeforce? criar PDF versão para impressão
08-Set-2009
A greve teve uma adesão histórica e foi feita sem o controlo dos Sindicatos; a manifestação feita na aerogare com cartazes e faixas foi surpresa para todos. Talvez todos estes factos tenham motivado a reunião de emergência que a administração fez com Sindicatos e resultou na desconvocação da greve, sem plenário e sem consulta aos trabalhadores...
Artigo de David Zilhão
Ler mais e comentar...
 
Ainda há Velhos do Restelo (a propósito da Linha do Tua) criar PDF versão para impressão
06-Set-2009
Faz-me confusão que uma região que, segundo Mota Andrade, não tenha pessoas que justifiquem o investimento numa via-férrea, tenha ao mesmo tempo pessoas que justifiquem o investimento numa auto-estrada e duas novas estradas. Que incongruência é essa, quando apenas com o dinheiro da derrapagem da auto-estrada trasmontana (120 milhões de euros, mal a obra começou) se conseguiria reabrir quase 5 vezes a Linha do Douro, entre o Pocinho e Barca d'Alva?
Artigo de Daniel Conde
Ler mais e comentar...
 
Novas questões, velhas respostas criar PDF versão para impressão
11-Ago-2009
Será que ainda não estamos suficientemente cansados de há 30 anos assistir a este ping-pongue? Será que ainda é possível continuar a ouvir, ao fim de mais de 30 anos (e após cada ciclo eleitoral), este tipo de discussão (entre os partidos da alternância), sem sentir uma náusea invadir-nos as entranhas?...
Artigo do nosso leitor John
Ler mais e comentar...
 
Quando vai haver condições para trabalhar na escola? criar PDF versão para impressão
15-Jul-2009
Os resultados dos concursos de professores confirmam ser os piores de sempre. A manipulação de números para fazer crer o que não é verdade, volta a repetir-se nitidamente com o intuito de enganar a opinião pública
Artigo do nosso leitor José Lopes
Ler mais e comentar...
 
A precariedade dos professores portugueses criar PDF versão para impressão
09-Jul-2009
Segundo um relatório da OCDE, Portugal é campeão da precariedade docente, mesmo atrás de países como a Eslováquia, Turquia, Estónia, Brasil, Malásia e Polónia...
Artigo do nosso leitor José Lopes
Ler mais e comentar...
 
Diferente valorização dos saberes criar PDF versão para impressão
19-Jun-2009

Após uma década do início do ensaio das Provas de Aferição, ainda que, com um percurso irregular e em função das diferentes estratégias das equipas governamentais, embora assumidas como que um imperativo nacional pelo actual Ministério da Educação, não parece que estejam de facto a ser usadas, como instrumento de medida de sucesso, se, se tiver em conta a "tabela" pré-concebida pela actual política educativa.

Artigo do nosso leitor José Lopes, enviado para Este endereço de email está protegido contra spam bots, pelo que o Javascript terá de estar activado para poder visualizar o endereço de email

Ler mais e comentar...
 
Homenagem de Cavaco Silva a Salgueiro Maia: Mudam-se os tempos... criar PDF versão para impressão
16-Jun-2009
Está visto que Cavaco Silva decidiu colocar definitivamente o Dia de Portugal, de Camões e das Comunidades Portuguesas na agenda, fazendo deste um "happening" em tudo contrário aos enfadonhos discursos que o costumam caracterizar, não a ele, mas ao dia, ou também a ele e ao dia.

Artigo do nosso leitor Daniel Nicola

Ler mais e comentar...
 
Sócrates e Durão: A Bem da Nação! criar PDF versão para impressão
13-Mai-2009
Apesar de surpreso pela notícia do apoio de José Sócrates a Durão Barroso, o que mais me chocou não foi o facto de o Primeiro-Ministro apoiar a reeleição do actual presidente da Comissão Europeia, mas sim os argumentos nacionalistas utilizados para sustentar essa posição.
Artigo do nosso leitor Daniel Nicola
Ler mais e comentar...
 
<<  <  | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 |  >  >>

Resultados 13 - 24 de 124
tit_otaemdebate.png
tit_esquerda.png
Esquerda 40: Não tem que ser assim
Leia aqui o jornal "Esquerda"
Clique na imagem para aceder ao Esquerda 40 em pdf
Outros números do jornal Esquerda
Assinatura do Jornal Esquerda
Participe
Crise Financeira Mundial
Reforma de 186 euros, depois de trabalhar 35 anos
O nosso leitor Armando Soares, conta-nos a revolta da sua esposa: "com a mesma idade que eu (60 anos) começou a trabalhar antes dos 10 anos, a descontar aos 14, sempre trabalhou, sempre descontou, até que um dia tinha ela 50 anos, o patrão resolveu fechar a empresa (...) Terminou o desemprego próximo dos 55 anos, meteu reforma antecipada, ganha actualmente 186 euros, trabalhou uma vida 35 anos, qualquer rendimento é maior do que o ordenado dela (...)".
Publicamos ainda opiniões de Luís Peres e José Lopes.

Ler Mais
Educação em Debate
© 2017 Esquerda.Net
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.