Sócrates e a Vitimização criar PDF versão para impressão
18-Mar-2009
"O Primeiro-Ministro deseja sindicatos livres de influências partidárias, referindo-se obviamente à "coligação" CGTP/PCP-BE, excepto o seu que por ser socialista já é plural e livre! Se somarmos este episódio a outros mais recentes podemos vislumbrar uma tendência evidente e manifesta para o discurso da auto-vitimização num claro reflexo de desresponsabilização".
Texto do nosso leitor Marco Daniel Nicola
Ler mais e comentar...
 
"Colonialismo e Auto - Colonialismo" criar PDF versão para impressão
17-Mar-2009
Esse grande "líder" de seu nome José Eduardo dos Santos esteve em Portugal: repleto de elogios por todos (ou quase todos) acusando-o de promover a paz e a Democracia em Angola. Tanto cinismo e tanta demagogia... porque será? Resposta básica: Petróleo!
Texto do nosso leitor João Mineiro
Ler mais e comentar...
 
A esquerda existe criar PDF versão para impressão
11-Mar-2009
O actual debate, na Internet, do Programa Eleitoral do BE é um facto crucial para os próximos tempos, porque é um contributo à clarificação do que pode ser uma alternativa de esquerda.
Os próximos tempos, com a sucessão de eleições, tornarão claro se é possível ou não juntar forças, se existe ou não uma esquerda de verdade.

Texto do nosso leitor José Pedro Fernandes

Ler mais e comentar...
 
O Congresso do PS criar PDF versão para impressão
03-Mar-2009
No último fim-de-semana de Fevereiro, o país assistiu, pela televisão, a mais um congresso do Partido Socialista (PS). Com o líder Sócrates já eleito, havia a expectativa de um concílio frutífero em respostas à crise. Porém, não foi bem isso que aconteceu. Os milhões de portugueses que estavam à espera de um enriquecedor debate de ideias logo perceberam que fizeram mal em ter ficado de olhos postos no ecrã.

Texto do nosso leitor Nuno Araújo
Ler mais e comentar...
 
Está (quase) na hora: Traz outro amigo também! criar PDF versão para impressão
01-Mar-2009
Vivem-se tempos conturbados, de agitação social e política: a causa da crise financeira, económica e social foi apresentada nua e crua aos povos do Mundo...
Os roubos, escândalos, as redes e as negociatas nas entrelinhas, os pactos entre reguladores e regulados e a hipocrisia de quem não se preocupa um mínimo que seja com a vida dos outros são a principal arma que a esquerda de hoje tem para combater e denunciar um sistema podre que há muito se mostra ineficaz para unir ética e moralmente pessoas, combater desigualdades, promover um desenvolvimento sustentável e promover a paz mundial.
Texto do nosso leitor João Mineiro
Ler mais e comentar...
 
Que “solidariedade” nos sacrifícios? criar PDF versão para impressão
13-Fev-2009
No tempo em que vivemos, com o drama e o flagelo do desemprego a bater a cada vez mais portas de portugueses, que em ciclos sucessivos sem qualquer folga económica faz recair sobre as famílias o peso do custo de vida e as consequências das politicas neoliberais, que "solidariedade nos sacrifícios"?

Texto do nosso leitor José Lopes

Ler mais e comentar...
 
As fraldas… e o conteúdo criar PDF versão para impressão
12-Fev-2009
Eça de Queiróz dizia com notável humor e acerto que "Os políticos e as fraldas devem ser mudados frequentemente e pela mesma razão". Atrevo-me a acrescentar que está na hora!

Texto do nosso leitor Luís Mariano

Ler mais e comentar...
 
Professores cada vez mais “voluntários” criar PDF versão para impressão
09-Fev-2009
A mais recente afronta aos professores, como é a questão do voluntariado no sector da educação, não deixa de ser irónico, quando a "brilhante" ideia saída da equipa do M.E. é divulgada no preciso momento em que os professores, cansados de tanta ingratidão e incompreensão perante quem dedicou várias décadas à escola pública, ao ensino.
Texto do nosso leitor José Lopes
Ler mais e comentar...
 
Bolivia - Uma luta pela Liberdade! criar PDF versão para impressão
27-Jan-2009
É altura de celebração para as comunidades indígenas, para todos os povos nativos e para todas as etnias bolivianas. É altura do povo Boliviano sair à rua e mostrar com garra, motivação e orgulho o grande passo que se está a dar em termos de direitos, liberdades, garantias e de justiça!
Texto do nosso leitor João Mineiro.
Ler mais e comentar...
 
Que escola querem os pais? criar PDF versão para impressão
24-Jan-2009
As declarações do presidente da CONFAP, na sequência de mais uma grandiosa demonstração da contestação ao modelo de avaliação mesmo na versão "simplex", não deixam dúvidas do tipo de escola que esta Confederação de Pais defende.
Opinião de José Lopes
Ler mais e comentar...
 
Desemprego na área da Saúde – É preciso fazer algo criar PDF versão para impressão
21-Jan-2009
Sou técnico de Radiologia e frequentei o curso na Escola Superior de Tecnologias de Saúde de Coimbra, e este facto ajuda-me a descrever a situação actual dos cursos de saúde.
Mais ao menos há 10 anos atrás, havia 3 escolas públicas e uma privada. Hoje existem mais de uma dúzia delas. Passou-se de uma situação de falta de técnicos de radiologia para excesso. Não vou adiantar números, mas os números são conhecidos. Aliás já se fez uma estimativa de quantos técnicos de saúde (radiologia, audiologia, cardiopneumologia, fisioterapia, etc) estarão desempregados em 2010...
Opinião de Luís António Sousa
Ler mais e comentar...
 
Cortina de fumo sobre Gaza criar PDF versão para impressão
16-Jan-2009
Quando Helena Matos recorda "a imagem da criança tentando proteger-se sob o cadáver do pai", deveria saber que a imagem era do pai, vivo, tentando proteger a criança. Quem morreu foi a criança, o pai foi apenas ferido e sobreviveu ao tiroteio.

Carta que o Comité de Solidariedade com a Palestina (CSP) enviou ao director do Público.

Ler mais e comentar...
 
<<  <  | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 |  >  >>

Resultados 37 - 48 de 124
tit_otaemdebate.png
tit_esquerda.png
Esquerda 40: Não tem que ser assim
Leia aqui o jornal "Esquerda"
Clique na imagem para aceder ao Esquerda 40 em pdf
Outros números do jornal Esquerda
Assinatura do Jornal Esquerda
Participe
Crise Financeira Mundial
Reforma de 186 euros, depois de trabalhar 35 anos
O nosso leitor Armando Soares, conta-nos a revolta da sua esposa: "com a mesma idade que eu (60 anos) começou a trabalhar antes dos 10 anos, a descontar aos 14, sempre trabalhou, sempre descontou, até que um dia tinha ela 50 anos, o patrão resolveu fechar a empresa (...) Terminou o desemprego próximo dos 55 anos, meteu reforma antecipada, ganha actualmente 186 euros, trabalhou uma vida 35 anos, qualquer rendimento é maior do que o ordenado dela (...)".
Publicamos ainda opiniões de Luís Peres e José Lopes.

Ler Mais
Educação em Debate
© 2017 Esquerda.Net
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.