" Um Povo que não cuida do seu teatro, é um Povo amorfo e moribundo." (Garcia Lorca) criar PDF versão para impressão
18-Abr-2009
Fresco do pintor brasileiro Oscar Pereira da Silva (1867-1939) no Teatro Municipal de São Paulo: "O Teatro na Grécia Antiga". Serviria também o seu propósito se em vez de teatro estivesse cultura. A questão sobre o investimento na cultura não está nem pode estar só ligada ao facto de estarmos em crise ou de estarmos perto de uma crise ou sequer de estarmos assim-assim. Esta discussão é sempre adiada e há sempre algo mais prioritário que se pode colocar à frente. É certo que há pessoas a viverem com imensas dificuldades, há desemprego e haverá sempre problemas que podemos relativizar em relação à cultura.

Artigo de Pedro Ferreira

 
O dia oito que passou... criar PDF versão para impressão
17-Abr-2009
8 de Abril - Dia Internacional do CiganoDescendentes de uma das mais antigas sagas migratórias do mundo - os Roma - vieram da Índia setentrional até aos confins da Ibéria e ao resto do mundo. O mês de Abril é por excelência o mês da Liberdade. O dia 8 de Abril que passou foi o Dia Internacional do Cigano. Dia menor nos destaques de imprensa e nas nossas preocupações sociais.

Contributo de Luís Mariano - Estremoz
 
Bloco debateu políticas económicas em directo criar PDF versão para impressão
16-Abr-2009
Políticas de igualdade para a economia foi o tema do terceiro debate online e em directoFoi o terceiro debate transmitido online e em directo pelo Esquerda.net, no âmbito da construção do programa do Bloco de Esquerda para o ciclo eleitoral que se avizinha. "Políticas de igualdade para a economia" foi o tema que suscitou dezenas de perguntas e uma conversa acesa sobre políticas alternativas para enfrentar a crise que afecta essencialmente os mais pobres.
Ler mais
 
Prioridades de Política Económica para um Tempo de Crise: Uma reflexão criar PDF versão para impressão
16-Abr-2009
Carlos Santos, professor da Faculdade de Economia da Universidade Católica no PortoAs fragilidades da estrutura e das redes de apoio social têm sido postas à prova pelas especificidades dos tempos que correm. A crise veio desnudar um acumular de asneiras de política económica praticadas durante três décadas...

Contributo de Carlos Santos, professor da Faculdade de Economia da Universidade Católica no Porto

 
Notas (e um intróito) sobre o papel do Estado na economia criar PDF versão para impressão
13-Abr-2009
José Reis é Professor Catedrático da Faculdade de Economia da Universidade de CoimbraNão partilho o diagnóstico do texto posto em discussão. Mas concordo com as propostas e junto-me à noção de que o Estado é central numa agenda de esquerda. Mais do que isso, parece-me que o desafio essencial da esquerda hoje é, justamente, construir uma agenda para a governação pública. Este texto tem, portanto, a qualidade de não fazer da luta política uma simples questão de luta posicional, assumindo uma atitude de intervenção na governabilidade.
Contributo de José Reis para o painel de Economia
 
Nós e Eles, Eles e Nós criar PDF versão para impressão
11-Abr-2009
José Maria Castro CaldasAdmiram-se alguns com as queimas de automóveis nos subúrbios de Paris e a guerrilha urbana no centro de Atenas. Eu admiro-me com a paz dos outros dias. Espantam-se uns com as greves em França e as manifestações de Lisboa. A mim surpreende-me a massa humana pacata que todas as manhãs vai trabalhar ou procurar emprego.
Contributo de José Castro Caldas, Economista, Investigador do Centro de Estudos Sociais da Universidade de Coimbra
 
<<  <  | 1 2 3 4 5 6 7 8 9 10 |  >  >>

Resultados 31 - 36 de 90
© 2017 Esquerda.Net
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.