Conto inédito é o e-book da semana criar PDF versão para impressão
13-Fev-2009
Carlos ViannaO e-book desta semana é o conto "Os Barcos (uma ficção política em 23 idiomas oficiais)", de Carlos Vianna. Fundador da Casa do Brasil há 17 anos, Carlos Vianna é brasileiro, engenheiro e dirigente associativo do movimento imigrante. Neste conto, escrito em 2008, o autor imagina a situação que seria criada por uma decisão da União Europeia de expulsar liminarmente todos os imigrantes ilegais.

Clique para fazer o download de "Os Barcos" em formato pdf

"Como tenho dedicado muito de minha vida nos últimos 18 anos às questões dos imigrantes em Portugal e não só", explica o autor, "como a política em prol dos mais desfavorecidos sempre foi um norte na minha vida, o conto tinha de ser sobre este tema tão político e tão actual."

Carlos Vianna escreveu-o no primeiro semestre de 2008. "Mas ficou hibernando no computador, à espera de traduções de uma citação que se repete 23 vezes para as línguas oficiais da União Europeia, que são 23." Não conseguindo superar esse obstáculo, o autor faz um pedido de ajuda: "Quem souber gaélico, maltês, finlandês e outras línguas desconhecidas (para mim, pelo menos), marcadas em negrito ao longo do texto, que me ajude." Fica o apelo.

Tal como se apresenta 2009, Vianna teme que a ficção possa perder esta qualidade num futuro muito próximo.

Obtenha outros e-books na secção Biblioteca do Esquerda.net

{easycomments}

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Participe
© 2020 Esquerda.Net
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.