José Manuel Pureza é o novo líder parlamentar do Bloco criar PDF versão para impressão
16-Out-2009
José Manuel Pureza (foto Paulete Matos)O deputado José Manuel Pureza, eleito pelo círculo de Coimbra, é o novo líder do grupo parlamentar do Bloco de Esquerda, sucedendo a Luís Fazenda, agora vice-presidente da Assembleia da República. José Manuel Pureza estará à frente da nova bancada composta por 16 deputados. Helena Pinto e Cecília Honório serão as vice-presidentes da bancada.

José Manuel Pureza pertence à Mesa Nacional do Bloco, tendo estado ligado à Política XXI, movimento que, em conjunto com o PSR, a UDP e independentes deu origem ao Bloco de Esquerda.

Natural de Coimbra, José Manuel Pureza é professor do curso de Relações Internacionais da Faculdade de Economia da Universidade de Coimbra com docência na licenciatura, no mestrado e no doutoramento e com responsabilidades de co-coordenação do Programa de Doutoramento em Política Internacional e Resolução de Conflitos.

Foi investigador responsável, nos últimos anos, por diversos projectos de investigação na área dos Estudos para a Paz e tem diversas obras publicadas nesta área e em Direito Internacional.

Tem sido docente convidado em várias universidades estrangeiras: Universidad Torcuato di Tella (Buenos Aires), Pablo de Olavide (Sevilha), PUC de São Paulo e PUC do Rio de Janeiro, Universidad del País Vasco. É conferencista regular do Instituto da Defesa Nacional e do Centro de Direitos Humanos do Ius Gentium Conimbrigae.

É membro do “Círculo de Amigos da Aliança”, promovido pelo Alto Representante das Nações Unidas para a Aliança de Civilizações, Jorge Sampaio, da comissão instaladora da Associação Portuguesa das Nações Unidas e integra, como perito, o Painel de Árbitros para Disputas relativas a Recursos Naturais e/ou Ambiente do Tribunal Permanente de Arbitragem.

As suas prioridades de pesquisa incluem os Estudos para a Paz – designadamente os processos de construção da paz e de reconstrução pós-conflito, a regulação de armas ligeiras e a relação entre media e conflitos internacionais – os debates teóricos sobre segurança internacional e a dimensão normativa das Relações Internacionais.

Helena Pinto e Cecília Honório serão as vice-presidentes da bancada.

Helena Pinto, 50 anos, é animadora social e formadora. É da comissão política do Bloco de Esquerda. Foi eleita deputada em 2005 e agora reeleita pelo círculo de Lisboa. É membro efectivo do Conselho de Administração da Assembleia da República e vice-presidente do Grupo Parlamentar do Bloco. Teve actividade política na UDP e na organização de mulheres UMAR (União Mulheres Alternativa e Resposta) e é fundadora do Bloco de Esquerda. Foi representante no Conselho Consultivo da CIDM - Comissão Igualdade e os Direitos das Mulheres e participou na Coordenação Europeia da marcha Mundial Mulheres.

Cecília Honório, 47 anos, é professora do ensino secundário e activista do Movimento Escola Pública. Desenvolveu intervenção política no PSR e foi fundadora do Bloco de Esquerda, sendo da sua comissão política. Foi deputada na última legislatura e teve grande actividade nos assuntos da educação, denunciando e afrontando os ataques do Governo à escola pública e aos professores. É doutorada em História das Ideias pela Universidade Nova de Lisboa.

{easycomments}

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Participe
© 2020 Esquerda.Net
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.