A lógica do mal menor criar PDF versão para impressão
25-Jul-2009

João Ricardo VasconcelosA nova dinâmica de Ferreira Leite veio impulsionar súbitas reacções no seio de alguns segmentos da esquerda. De repente, uma série de sensibilidades que até agora criticavam duramente o mandado de Sócrates, resolveram cerrar fileiras em torno do PS. O recem-surgido blogue Simplex é um dos exemplos a este respeito.

Em termos eleitorais, era sabido que uma subida do PSD implicaria uma forte pressão para o voto útil nos socialistas. É um comportamento eleitoral relativamente típico. Como é evidente, perfeitamente legítimo e dotado de uma racionalidade a não desprezar. Mas não deixa de apresentar sérias contradições, sobretudo nesta situação em concreto.

A tentação da lógica argumentativa do mal menor é um dos problemas mais evidentes. Ou seja, a posição não vale por si, mas sim em oposição a algo. Trocado por miúdos: "Sócrates não foi perfeito, mas acreditem que Ferreira Leite será um verdadeiro horror".

Por outro lado, assiste-se nestes segmentos a uma súbita exaltação da obra feita. Assume-se que alguns erros (se calhar, quem sabe...) até podem ter sido cometidos, mas tudo fruto da conjuntura e das circunstâncias. Para rematar, afirma-se que nestes próximos anos é que vai ser, é que haverá esquerda, é que haverá modernidade política, respeito pelos serviços públicos, pelos trabalhadores, pelos direitos LGBT, entre outras façanhas encaradas até há pouco como algo exóticas.

É natural que a tentação do voto útil no PS surja neste momento. É legitimo que assim seja. Mas é também inevitável que tal postura deixe transparecer algum conformismo e uma séria tentação de relativização de muito do que se passou nestes últimos 4 anos e meio. É legitimo ser-se ou considerar-se de esquerda e votar PS nestas próximas eleições. Mas, perante tudo o que se passou, perante o quadro oferecido por este primeiro-ministro e seu Governo nos últimos anos, é uma postura no mínimo pouco exigente. É pena.

João Ricardo Vasconcelos, autor do blogue Activismo de Sofá

{easycomments}

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
© 2020 Esquerda.Net
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.