A Prova dos 9 criar PDF versão para impressão
02-Out-2009

João Ricardo VasconcelosOs resultados do Bloco nas legislativas foram notáveis. Históricos até. Cerca de mais 200 mil votos do que em 2005, duplicação dos mandatos e a estreia na eleição em diversos distritos (Braga, Santarém, Coimbra, Faro, Aveiro e Leiria). Os resultados vieram mais uma vez demonstrar que o Bloco não pára de crescer. Um número crescente de pessoas confia neste partido.

Apenas duas semanas separam agora as legislativas das autárquicas. Nem há tempo para respirar. E se as campanhas para as legislativas já são grandes desafios, as autárquicas acabam por representar autênticas provas dos 9 em cada município e em cada freguesia. São provas hercúleas para as forças partidárias, implicando pensar e intervir em milhares de realidades diferentes, mobilizando milhares de candidatos e convencendo eleitorados totalmente distintos.

Como é sabido, as autárquicas são sem dúvida as eleições que melhor conseguem distinguir os grandes partidos dos restantes. Criar e sobretudo manter estruturas locais capazes de intervir nas realidades de cada município e de cada freguesia é um desafio impressionante para as diversas forças políticas.

O Bloco é um partido muito novo. A proximidade com as legislativas e o efeito do resultado aí obtido será certamente positivo nestas autárquicas. Mas também é sabido que o eleitorado é cada mais sofisticado. Distingue bem entre os diversos actos eleitorais e assume com naturalidade a escolha de forças políticas diferentes nestes dois actos (e ainda bem que assim é). Neste contexto, esta será certamente a mais difícil das três batalhas que compuseram este ano de 2009.

Mas apesar da sua juventude e da natural leveza da sua máquina partidária, o Bloco tem todas as condições para conseguir bons resultados. A seriedade e rectidão que lhe são reconhecidas ajudarão as candidaturas por todo o país. E, como não podia deixar de ser, os milhares de candidatos demonstrarão que a juventude política do Bloco rima com dedicação, determinação e vontade de mudança. Venha o dia 11.

João Ricardo Vasconcelos

Politólogo, gestor de projectos e autor do blog Activismo de sofá

{easycomments}

 
Artigo seguinte >
© 2018 Esquerda.Net
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.