Aumenta desigualdade entre homens e mulheres em Portugal criar PDF versão para impressão
27-Out-2009
Aumenta desigualdade entre homens e mulheres em Portugal. Foto de revista_itinerante / flickr A divulgação do índice global que mede a desigualdade de géneros revelou que em 2009 Portugal caiu 5 posições face ao ano anterior. O Global Gender Gap Index, publicado pelo Fórum Económico Mundial, compara as diferenças nas condições de acesso, nas oportunidades, e na participação na vida económica, social e política de homens e mulheres de 134 países.

Em relação ao ano anterior a participação económica e as oportunidades de carreira dadas às mulheres em Portugal deteriorou-se. Pela primeira vez em três anos, observou-se uma descida na pontuação obtida. Isso significa, por exemplo, que houve uma quebra na igualdade dos salários pagos para uma mesma função, e que diminuíram as oportunidades de acesso a cargos de topo nas empresas, na justiça, e nas profissões técnicas em geral.

A avaliação compara os resultados obtidos em cada país individualmente, motivo pelo qual Portugal aparece em 46º lugar, atrás de países como o Botswana e Uganda. No topo estão países como a Islândia, a Noruega e a Finlândia.

{easycomments}

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Participe
© 2020 Esquerda.Net
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.