5ª maior falência de sempre nos EUA criar PDF versão para impressão
02-Nov-2009
O citgroup tem 71 biliões de dólares de activos e concede crédito a milhares de pequenas e médias empresasO CIT Group, uma sociedade financeira especializada em crédito a pequenas e médias empresas, entregou no tribunal a sua declaração de falência. Por esta via, a empresa protege-se dos seus credores e procura renegociar as dívidas. Esta falência é resultado da exposição da instituição a crédito de alto risco cuja cobrança se revela impossível.

Esta é a 5ª maior falência da história dos Estados Unidos, e é mais uma vez o resultado da exposição de uma sociedade financeira ao subprime - o crédito hipotecário de alto risco, cuja impossibilidade de cobrança desencadeou o início do colapso financeiro desde o verão de 2007.

A crise agravou-se desde então, levou à nacionalização de cerca de uma centena de bancos, ao colapso de outros e à perda de activos financeiros que afectaram as poupanças de muitas pessoas.

A recessão que se seguiu a este colapso ainda perdura na maior parte dos países desenvolvidos, e esta falência, quando os Estados Unidos anunciavam o princípio da retoma, demonstra que ainda existem sociedades financeiras que têm activos tóxicos escondidos nos seus balanços e que, portanto, estão virtualmente falidas.

Alguns economistas, como os Prémios Nobel Paul Krugman e Joseph Stiglitz, têm denunciado estes riscos e antecipado uma segunda vagas de recessão. A falência do CIT Group parece demonstrar que estes riscos são reais.

{easycomments}

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Participe
© 2019 Esquerda.Net
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.