Face oculta: PGR quer divulgar escutas criar PDF versão para impressão
14-Nov-2009
Pinto Monteiro, se depender dele as escutas às conversas telefónicas entre Vara e Sócrates serão divulgadas - Foto da Lusa (arquivo)Pinto Monteiro quer divulgar as escutas às conversas entre Vara e Sócrates, "para isto acalmar". Sócrates não comenta. Enquanto o ministro da Economia, Vieira da Silva, diz que escutas são "espionagem política" e Santos Silva, ministro da Defesa, revela que "as escutas foram gravadas em 52 cassetes durante quatro meses".  Ao esquerda.net, a deputada Helena Pinto considerou inaceitáveis as palavras de Vieira da Silva e sublinhou a necessidade de que tudo seja esclarecido.

"Se depender de mim, divulgo as escutas para isto acalmar", declarou o Procurador Geral da República (PGR), Pinto Monteiro, ao jornal Expresso. O PGR diz que é impossível evitar fugas de informação, considera que "se está a misturar política com justiça" e por isso defende que as conversas telefónicas entre Armando Vara e José Sócrates, gravadas pelos investigadores do processo "Face Oculta", sejam divulgadas para "acalmar tudo".

O primeiro ministro não comenta as declaração de Pinto Monteiro, mas já tinha exigido ao PGR que esclareça se esteve sob escuta e se essa vigilância foi legal.

O jornal Expresso perguntou a Sócrates se as suas conversas telefónicas com Armando Vara "não contêm qualquer indício que possa configurar um ilícito criminal", mas o primeiro ministro não respondeu.

Entretanto, o ministro Vieira da Silva declarou à Antena 1 que as escutas ao primeiro ministro têm "legalidade duvidosa", que não foram motivadas por "qualquer averiguação de qualquer processo" e que são "pura espionagem política".

O ministro Santos Silva, em entrevista à SIC Notícias, veio subscrever a mesma tese. Na entrevista disse que Sócrates foi escutado durante quatro meses e as gravações constituem 52 cassetes.

A deputada Helena Pinto disse ainda, ao esquerda.net, que é "estranho" que Santos Silva diga que existem 52 cassetes, considerando que o ministro deve explicar onde obteve essa informação.

O Bloco de Esquerda defende tomadas de decisão rápidas sobre o processo "Face Oculta", considerando que "não se pode prolongar esta sensação de suspeição e de confusão que se vive no campo da Justiça".

Leia notícia anterior no esquerda.net:

Bloco exige esclarecimentos sobre Face Oculta

{easycomments}

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Últimas Internacional
Últimas Sociedade
tit_esquerda.png
Esquerda 40: Não tem que ser assim
Leia aqui o jornal "Esquerda"
Clique na imagem para aceder ao Esquerda 40 em pdf
Outros números do jornal Esquerda
Assinatura do Jornal Esquerda
Boletim Económico
Participe
Dois anos de Esquerda.Net
Deveria haver um bom motor de busca
[Continuamos a publicar os depoimentos dos leitores]
Visito o Esquerda.net 1 a 2 vezes por semana. Leio sobretudo notícias pouco ou nada cobertas pela imprensa corrente, artigos de opinião de alguns nomes que me interessam mais, às vezes os Sons da terra e podcasts sobre eventos do BE ou entrevistas, dependendo do tema.
A minha proposta é para todos os sites do BE: deveria haver um bom motor de busca (o do próprio software é muito débil e induz em erro) que permita pesquisas simples ou mais avançadas (booleanas, palavras adjacentes, por exemplo). O Copernic é um bom motor, freeware e creio que poderá ser usado como add-on neste software. É preciso testar e ver o resultado. À medida que crescer o fundo de notícias, precisamos cada vez mais de explorar a totalidade, retrospectivamente e, idealmente, independentemente do tipo de ficheiro que as suporte (texto, imagem, som). Seria um bom recurso de formação e difusão.

Paula Sequeiros, BE Porto



Educação em Debate
© 2019 Esquerda.Net
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.