Vídeos de combate às alterações climáticas criar PDF versão para impressão
01-Dez-2009
Selecção de vídeos de combate às alterações climáticasA caminho de Copenhaga, são muitas as organizações e colectivos que aproveitam a internet para passar a mensagem através de vídeos e spots de propaganda, simples e directos. Veja aqui a selecção do esquerda.net para este dossier.

 

 

 


 

 



A destruição da floresta amazónica e as alterações do clima vistas por quem as sente na pele. Manoel da Cunha, o seringueiro que preside à comunidade iniciada por Chico Mendes, vai a Copenhaga dar o seu testemunho e defender futuro da floresta que o viu nascer.





"Até Copenhaga!" é um projecto de curtas-metragens e spots com depoimentos de activistas, cientistas e políticos com o objectivo de envolver a opinião pública nos temas em debate na cimeira de Copenhaga.





Para falar das populações deslocadas devido às alterações climáticas, "My Paper Boat" mostra-nos uma criança indiana à procura de um sítio onde deixar o seu barco de papel. Vencedor do concurso "One minute to Save the World"




No filme "Bear in Mind", que ficou em segundo lugar no mesmo concurso, um urso polar faz o melhor que pode para salvar o planeta no popular jogo "Space Invaders"...

 


 

Um clip de 1 minuto para mostrar ao mundo a urgência de travar o aquecimento global.




A transferência de tecnologia para os países em desenvolvimento será um dos temas em debate na cimeira de Copenhaga. A sua defesa é ilustrada neste vídeo pelo diálogo de um fumador com um ex-fumador, ambos presos na mesma sala.
 


 


A produção de crude a partir das areias betuminosas do Canadá é considerado "o projecto energético mais sujo do mundo", emitindo cinco vezes mais gases de efeito de estufa do que a produção do petróleo convencional. Este vídeo é um apelo ao fim desta exploração.

 


 


"The Kamburu Story" mostra-nos como a comunidade Kamburu, no Quénia, conseguiu responder à seca provocada pelas alterações climáticas, num projecto liderado pela própria comunidade, apostando na agricultura e dando prioridade à segurança alimentar. O seu sucesso fez dela um exemplo, que agora partilha com outras comunidades.

 




Uma manifestação infantil enfrenta a polícia na rua. "Se os nossos filhos soubessem os factos que nós sabemos, passavam à acção" é o lema da campanha das "Mães contra as Alterações Climáticas". Veja também o making of deste vídeo.
 

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
tit_todosdosiers.png
© 2019 Esquerda.Net
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.