Documentário: Quem fica a perder na compensação de emissões criar PDF versão para impressão
01-Dez-2009
Para compreender melhor alguns dos efeitos perversos do mercado de emissões de carbono, nada melhor que ver as consequências no terreno de alguns projectos de compensação de emissões. Os dois documentários que seleccionámos, legendados em português, mostram dois casos concretos, no Uganda e no Brasil. Veja também a animação "A História do Mercado de Emissões", dos mesmos autores do popular vídeo "The Story of Stuff".

 

 


A relação do Carbono

 

Duas comunidades afectadas por um novo mercado mundial: o comércio de dióxido de carbono. Na Escócia, uma cidade sofre com a contaminação das indústrias petroquímicas desde os anos quarenta. No Brasil, uma comunidade observa como as suas terras e águas desaparecem com o avanço implacável dos monocultivos de eucalipto. Ambas as comunidades partilham agora a mesma ameaça. Um vídeo da Fenceline Films em parceria com o projecto de justiça ambiental do Transnational Institute e Carbon Trade Watch, entre outras organizações.

 

 

 

   
O Alibí CO2

O negócio da plantação de árvores para compensar emissões de carbono afectou directamente a população do Uganda.Documentário holandês sobre o primeiro projecto de compensação de emissões, a cargo da organização holandesa Forests Absorbing Carbon-dioxide Emissions Foundation (FACE) em parceria com o governo ugandês. O filme mostra como a plantacão de árvores prejudicou as populações locais no Uganda, expulsando os habitantes de muitas aldeias na zona de Mount Elgon. Veja aqui o vídeo.

 

 

 


História do mercado de emissões

Dos autores de "The Story of Stuff", esta "História do mercado de emissões" desenvolve-se a ritmo acelerado e repleto de factos e dados sobre a suposta solução que será discutida em Copenhaga. Annie Leonard apresenta-nos os comerciantes de energia e os financeiros de Wall Street que estão no coração deste esquema e revela as "letras miudinhas" nas actuais propostas de mercado de emissões.

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
tit_todosdosiers.png
© 2019 Esquerda.Net
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.