China: Surge imitação do Google e do Youtube criar PDF versão para impressão
29-Jan-2010
Imagem do site GoojjeGoojje parece um apoio ao Google. Youtubecn pode ser uma forma de protesto, face ao facto do original estar bloqueado na China. Nesta Sexta feira de manhã, ambos ainda estão online.

O logo de Goojje (goojje.com) junta o desenho das letras do Google e o logo do seu concorrente chinês Baidu (baidu.com).

O Goojje parece significar uma mensagem de apoio ao original. No título substitui a sílaba "gle" por "jje", segundo o site aujourdhuilachine.com em chinês "gle" significa "irmão mais velho", enquanto "jje" quer dizer "irmã mais velha". Na home do site de imitação lê-se: "Goojje nasceu com um objectivo pacífico, a internet fica harmoniosa com o aparecimento do Goojje, com o Goojje o seu irmão não se sentirá só".

Segundo um jornal diário de Henan, Goojje foi inventado por uma estudante da província de Guangdong, no Sul da China. Xiao Xuan disse ao Henan Business Daily que o Goojje não é um motor de busca como o Google, mas uma plataforma para encontrar amigos.

O Youtubecn (youtubecn.com) tem vídeos do YouTube original, que está bloqueado na China.

Em declarações ao Salon.com, Xiao Qiang, director do Projecto Internet China Berkeley da Universidade Califórnia-Berkeley, diz que os dois sites não deverão ter muito tempo de vida, já que enfrentam dois problemas: os direitos de propriedade dos originais e a censura do Estado chinês. Uma porta-voz do Google, Jessica Powell, disse apenas por e-mail que o original não tem nada a ver com o Goojje.

{easycomments}

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
© 2017 Esquerda.Net
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.