Dossier: Eurocrise criar PDF versão para impressão
19-Fev-2010
Jean-Claude Trichet - World Economic Forum Annual Meeting Davos 2008 - Foto de WEF / Flickr
O agravamento da crise económica grega expôs a fragilidade do modelo actualmente seguido pelo Banco Central Europeu. Este dossier discute a crise da união monetária europeia. No dossier sobre o Orçamento de Estado de 2010 destacamos os artigos de Joseph Stiglitz e Ricardo Mamede, que discutiam a ameaça do colapso do euro e da integração europeia e a necessidade do apoio da União Europeia (UE) à Grécia.
As notícias deram conta da participação de uma equipa da Goldman Sachs na ocultação da real situação das finanças gregas, e da pressão exercida pelos ministros das Finanças da União Europeia para a redução do défice grego em 2010.
Joseph Halevi analisa as causas da actual crise grega e aponta a responsabilidade do governo alemão. Niall Ferguson afirma que seria um erro grave supor que a crise da dívida soberana ficará confinada às economias mais fracas da zona euro. Paul Krugman aponta a economia espanhola como o real centro da crise e defende a integração dos mercados de trabalho e dos sistemas fiscais. Costas Douzinas, denuncia que a Grécia está a tornar-se num estudo de caso da nova fase da correcção neoliberal. O e.conomia.info faz uma resenha do artigo de Mark Weisbrot e Rebecca Ray, que analisa o caso da Letónia, dando pistas sobre o que provavelmente se estaria a passar em Portugal ou na Grécia, caso não fizessem parte da Zona Euro. Em entrevista ao esquerda.net, Alexis Tsipras afirma que é preciso apresentar uma solução alternativa à crise, reunindo os países da União Europeia que são as cobaias, como Portugal, Espanha e Grécia .
 
< Artigo anterior
tit_todosdosiers.png
© 2019 Esquerda.Net
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.