“The Navigators” de Ken Loach criar PDF versão para impressão
18-Abr-2010
O filme "The Navigators" de Ken Loach, realizado em 2001, mostra as consequências da privatização da ferrovia britânica para os trabalhadores ferroviários e os riscos para a segurança do caminho de ferro. Infelizmente o filme não se encontra legendado em português.

O filme de Ken Loach retrata a vida de um grupo de operários da via e o que lhes acontece com a privatização da ferrovia. O filme encontra-se disponível no youtube, subdividido em dez partes.

De um momento para o outro, a privatização altera de fundo a vida daqueles trabalhadores, o seu modo de trabalhar, dividindo de forma absurda diferentes depósitos de material e quem lá trabalha. O aumento das horas de trabalho, a redução do número de trabalhadores em cada brigada, a perda de direitos sociais, a ameaça constante de desemprego destroem a solidariedade entre os operários e levam ao ponto de pôr em risco as suas próprias vidas.

A privatização arrasta consigo a precariedade de quem trabalha, com efeito na sua segurança, e põe em causa a própria segurança do transporte ferroviário.

Ken Loach retrata bem a vida dos operários, sem deixar de mostrar que certas camadas intermédias de trabalhadores podem beneficiar com a nova situação e que mesmo alguns operários, perdendo sempre em segurança, podem conseguir, pelo menos temporariamente, beneficiar de salários mais altos ou mais horas extra. São os trabalhadores mais fragilizados, pelo endividamento por exemplo, os primeiros a se dobrar perante a nova realidade.

Ken Loach mostra também que a resistência às novas regras e a exigência de segurança são duramente penalizadas pelo desemprego e pela ameaça de nunca mais encontrar trabalho nas vias ferroviárias.

{easycomments}

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
tit_todosdosiers.png
© 2019 Esquerda.Net
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.