Cimeira América Latina, Caraíbas e União Europeia - e Conferência Alternativa dos Povos criar PDF versão para impressão
29-Abr-2010

Imagem de escultura do Memorial da America Latina, obra de Oscar Niemeyer em São PauloUm resumo das cimeiras UE - América Latina, que começaram em 1999, e dados, fontes e programa da cimeira alternativa.

A Cimeira América Latina, Caraíbas e União Europeia (ALC-UE) é uma reunião de representantes dos governos de países da América Latina, das Caraíbas e da União Europeia que se realiza de dois em dois anos.

Cada reunião avalia os avanços "em matéria de coesão económica, de combate à pobreza, de equidade e justiça social" na América Latina e nas Caraíbas.

A primeira cimeira reuniu-se em 1999 no Rio de Janeiro, Brasil; a segunda em 2002, em Madrid, Espanha, a terceira em 2004, em Guadalajara, México, a quarta em 2006, em Viena, Áustria, e a quinta em 2008, em Lima, Peru.

A sexta cimeira reúne-se entre 15 e 19 de maio de 2010 em Madrid.

Nos dias 15 e 16 decorrem as reuniões de altos funcionários e especialistas. Na segunda-feira 17 realiza-se reunião preparatória de Ministros dos Negócios Estrangeiros. No dia 16, reúnem-se os chefes de Estado e de governo. Na manhã de dia 19 realizam-se encontros sub-regionais e o jantar de gala final.

Consulte o documento "A União Europeia e a América Latina: uma parceria entre protagonistas globais", da Comissão das Comunidades Europeias.

Cimeira Alternativa

A Rede Biregional Europa América Latina e Caribe - "Enlazando Alternativas" - juntou-se a outras redes, partidos e movimentos na organização da Conferência Alternativa dos Povos, chamando à participação de milhares de activistas.

A Conferência Alternativa dos Povos realiza-se em Madrid no fim de semana de 14 a 16 de Maio.

Do programa constam:

Sábado:

Workshops e Debates durante o dia.

20h30: Comício com vários dirigentes de partidos e movimentos europeus e Latino-americanos, com a presença de Francisco Louçã

Noite: festa-concerto

Domingo:

manhã: debates e workshops

tarde: manifestação

{easycomments}

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
tit_todosdosiers.png
© 2020 Esquerda.Net
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.