Talibãs atingem a NATO em Cabul criar PDF versão para impressão
18-Mai-2010
Mais um atentado mortífero em Cabul. Foto United Nations Assistance Mission in Afghanistan/FlickrA explosão de um carro armadilhado contra uma patrulha da NATO em Cabul provocou cerca de 20 mortos e mais de 50 feridos. Cinco das vítimas mortais são soldados norte-americanos.

 

Os talibãs atacaram um comboio de veículos militares da NATO dentro de Cabul, no coração do regime mantido pelas tropas internacionais, provocando pelo menos 20 mortos, entre os quais seis soldados estrangeiros - cinco norte-americanos e um que se supõe ser canadiano. O método utilizado foi a explosão de um carro armadilhado conduzido por um suicida.

O atentado foi cometido quando a patrulha de veículos da NATO passava na estrada de Darulaman, na zona Oeste de Cabul, de manhã muito cedo a hora de grande movimento. Nesta zona situam-se numerosos edifícios públicos, o parlamento e um hospital gerido por organizações estrangeiras. A operação confirma a capacidade dos talibãs para intensificarem os ataques contra os redutos mais bem protegidos do regime através de dispositivos de alta segurança. Dirigentes fundamentalistas religiosos anunciaram já este mês uma ofensiva contra representantes do governo e diplomatas estrangeiros na própria capital na sequência de notícias segundo as quais a NATO planeia nova ofensiva na região de Kandahar, feudo talibã.

A NATO “condenou” a operação talibã e responsáveis da organização declararam que tal não afectará “o compromisso com a sua missão de proteger o povo afegão e reforçar a cooperação para resistir ao terrorismo”.

O presidente Karzai declarou-se “consternado”. Recém-chegado de Washington, onde terá recebido aval da Casa Branca para negociar com talibãs “moderados”, pretende também promover um diálogo com dirigentes tribais numa “jirga” a convocar. A simultaneidade entre estas perspectivas de diálogo e os preparativos da nova ofensiva da NATO em Kandahar provocam a intensificação das acções talibãs, segundo analistas ocidentais em Cabul.

 


Artigo publicado no portal do Bloco ao Parlamento Europeu.


{easycomments}

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Últimas Política
Últimas Sociedade
© 2017 Esquerda.Net
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.