Bloco propõe vacina gratuita contra a gripe para os grupos prioritários criar PDF versão para impressão
19-Mai-2010
Vacinação gratuita contra a gripe dos grupos de risco permitiria que Estado poupasse 7 milhões de euros - Foto Lusa/arquivoO projecto integra-se nos objectivos da OMS de vacinar 75% dos grupos prioritários até 2010. A medida levaria a que o Estado poupasse 7 milhões de euros por ano.

O Bloco apresentou um projecto de resolução para a inclusão da vacina contra a gripe sazonal no Programa Nacional de Vacinação e a sua administração anual através dos serviços de vacinação dos centros de saúde, a todos os indivíduos incluídos nos grupos alvo prioritários, que desejem que lhes seja administrada a vacina.

Com esta decisão o Estado poderia poupar cerca de 7 milhões de euros por ano. De acordo com os números apresentados pelo Bloco, o Estado gasta actualmente 5,5 milhões de euros com a participação nas vacinas e gastaria mais 3,4 se a vacina passasse a ser gratuita para os idosos e outros grupos prioritários. Este gasto seria compensado pela diminuição dos custos com internamentos. Estima-se que aumentar a cobertura da vacinação nos idosos, dos 50% para os 75%, permitiria evitar quase 2.900 internamentos e assim o Estado pouparia 110,5 milhões em internamentos. A medida proposta pelo Bloco permitiria assim aumentar significativamente a cobertura da vacinação da população de risco, nomeadamente os idosos, e simultaneamente reduzir gastos do Estado.

O deputado João Semedo justificou a apresentação do projecto de resolução agora:

"Julgo que existem dados suficientes para avançar, mas falar disto agora visa dar ao Governo tempo suficiente para fazer os estudos necessários. E a confirmarem-se os nossos argumentos, tomar a decisão a tempo da próxima campanha".

{easycomments}

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Últimas Internacional
Últimas Sociedade
tit_esquerda.png
Esquerda 40: Não tem que ser assim
Leia aqui o jornal "Esquerda"
Clique na imagem para aceder ao Esquerda 40 em pdf
Outros números do jornal Esquerda
Assinatura do Jornal Esquerda
Boletim Económico
Participe
Dois anos de Esquerda.Net
Deveria haver um bom motor de busca
[Continuamos a publicar os depoimentos dos leitores]
Visito o Esquerda.net 1 a 2 vezes por semana. Leio sobretudo notícias pouco ou nada cobertas pela imprensa corrente, artigos de opinião de alguns nomes que me interessam mais, às vezes os Sons da terra e podcasts sobre eventos do BE ou entrevistas, dependendo do tema.
A minha proposta é para todos os sites do BE: deveria haver um bom motor de busca (o do próprio software é muito débil e induz em erro) que permita pesquisas simples ou mais avançadas (booleanas, palavras adjacentes, por exemplo). O Copernic é um bom motor, freeware e creio que poderá ser usado como add-on neste software. É preciso testar e ver o resultado. À medida que crescer o fundo de notícias, precisamos cada vez mais de explorar a totalidade, retrospectivamente e, idealmente, independentemente do tipo de ficheiro que as suporte (texto, imagem, som). Seria um bom recurso de formação e difusão.

Paula Sequeiros, BE Porto



Educação em Debate
© 2017 Esquerda.Net
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.