Obama diz que sistema de imigração nos EUA está falido criar PDF versão para impressão
20-Mai-2010
Obama e Calderón: imigração na agendaPresidente considera que lei de imigração do Arizona é uma expressão errada da frustração com o fracassado sistema de imigração dos EUA. Presidente mexicano rejeita criminalização da imigração.

O presidente dos Estados Unidos, Barack Obama, disse nesta quarta-feira que o sistema de imigração do país está falido e voltou a defender uma ampla reforma nas leis de imigração dos Estados Unidos.

"Para consertar o nosso sistema de imigração falido, reafirmei o meu profundo comprometimento em trabalhar com o Congresso, de maneira bipartidária, para aprovar uma ampla reforma das leis de imigração", disse Obama, na Casa Branca, ao lado do presidente mexicano, Felipe Calderón. Este, logo no seu primeiro pronunciamento, condenou a lei de imigração aprovada no Estado do Arizona, que sujeita os imigrantes a graves discriminações. "Mantemos a nossa firme rejeição à criminalização da imigração", disse Calderón. "E opomo-nos firmemente à lei do Arizona, em razão dos seus princípios injustos, que são parciais e discriminatórios."

O tema da imigração e, em especial, a nova lei aprovada pelo governo do Estado do Arizona, foram dos principais assuntos discutidos pelos dois líderes durante a visita de Calderón.

Obama também criticou a lei do Arizona, que torna crime a presença de imigrantes ilegais no Estado e dá à polícia o poder de parar e revistar qualquer pessoa sob "suspeita razoável".

"É um esforço errado, uma expressão equivocada da frustração com o nosso sistema de imigração falido e que criou temor em ambos os países", disse o presidente americano.

"Quero que todos saibam, americanos e mexicanos, que o meu governo está a observar a lei do Arizona bem de perto", prosseguiu Obama, para quem nenhum cidadão que obedece às leis do país, seja americano, imigrante legal ou turista, deve ser considerado suspeito simplesmente por causa de sua aparência.

A reforma da imigração foi uma das promessas de campanha de Obama, eleito com grande apoio da comunidade hispânica do país.

{easycomments}

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Últimas Política
Últimas Sociedade
© 2017 Esquerda.Net
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.