O esquerda.net vai mudar amanhã criar PDF versão para impressão
21-Mai-2010
Esquerda.net em 21 de Maio de 2010Neste Sábado, 22 de Maio de 2010, o esquerda.net muda. Para além de novo aspecto gráfico, o portal muda pela primeira vez de plataforma, desde o seu início a 3 de Julho de 2006.

Perto de completar 4 anos de existência, o portal de notícias Esquerda.net realiza no próximo sábado grandes mudanças. Para além do aspecto gráfico o leitor também vai notar uma significativa expansão dos recursos disponíveis, mudanças que decorrem da adopção de um novo Sistema de Gestão de Conteúdos (SGC), o Drupal. A "ferramenta" que estrutura todo o conteúdo do portal é desenvolvida na forma de software livre e está na vanguarda dos SGC.

Nos últimos 4 anos o portal já passou por diversas pequenas mudanças, das quais se destaca a grande remodelação do aspecto gráfico em Novembro de 2007. O portal Esquerda.net continua a ser o mais visitado de um sistema de portais mantido pelo Bloco de Esquerda, a nossa "Blocosfera", que inclui os sites do Bloco de Esquerda e do Grupo Parlamentar.

Em 2009, o Esquerda.net teve mais de 20 milhões de page views e mais de 1,8 milhões de visitas, o que significa uma média diária de 5.012 visitas e 56.147 page views. Em Abril de 2010, o portal teve um total de 1.655.735 page views e 189.777 visitas, o que significa uma média diária de 55.191 page views e 6.326 visitas.

Dando continuidade à aposta na permanente actualização noticiosa, com particular destaque para as informações dos movimentos sociais e dos trabalhadores, o Esquerda.net também continua a investir nos conteúdos multimédia, que passam a contar com novos recursos.

A nova versão do Esquerda.net passa a oferecer também mais recursos de interacção com as redes sociais.

Na nova versão do esquerda.net procurou-se ter em conta diversos contributos de colaboradores e leitores que se juntaram no Porto em 21 de Novembro de 2009 nas "Jornadas esquerda.net". Muitos dos contributos também vieram na forma de textos que foram publicados num fórum on-line criado para o efeito.

Veja as imagens das versões anterior e actual:

Esquerda.net - versão antiga     Esquerda.net - versão antiga

{easycomments}

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Blogosfera
Querido Hipermercado
(...) hoje fui visitar-te e aconteceu-me uma coisa que agora me faz escrever-te um postalinho. Já à saída, quando ia a pagar na caixa, perguntaram-me se não queria arredondar as contas para cima. Onde estavam X € e 73 cêntimos ficavam X+1 €. Estão perceber, não estão? "Porquê?" - perguntei eu. "Para ajudar a Madeira". (...)
Faz-nos um favor, acaba com isto, já te topámos, vai ser socialmente responsável à tua custa. Uns milhões a menos para ti é um quase nada para cada accionista e ainda tens uns descontos nos impostos.
Publicada por José M. Castro Caldas em Ladrões de bicicletas
Ver mais Blogosfera
Últimas Internacional
Últimas Política
tit_esquerda.png
Esquerda 40: Não tem que ser assim
Leia aqui o jornal "Esquerda"
Clique na imagem para aceder ao Esquerda 40 em pdf
Outros números do jornal Esquerda
Assinatura do Jornal Esquerda
Boletim Económico
Participe
Dois anos de Esquerda.Net
Deveria haver um bom motor de busca
[Continuamos a publicar os depoimentos dos leitores]
Visito o Esquerda.net 1 a 2 vezes por semana. Leio sobretudo notícias pouco ou nada cobertas pela imprensa corrente, artigos de opinião de alguns nomes que me interessam mais, às vezes os Sons da terra e podcasts sobre eventos do BE ou entrevistas, dependendo do tema.
A minha proposta é para todos os sites do BE: deveria haver um bom motor de busca (o do próprio software é muito débil e induz em erro) que permita pesquisas simples ou mais avançadas (booleanas, palavras adjacentes, por exemplo). O Copernic é um bom motor, freeware e creio que poderá ser usado como add-on neste software. É preciso testar e ver o resultado. À medida que crescer o fundo de notícias, precisamos cada vez mais de explorar a totalidade, retrospectivamente e, idealmente, independentemente do tipo de ficheiro que as suporte (texto, imagem, som). Seria um bom recurso de formação e difusão.

Paula Sequeiros, BE Porto



Educação em Debate
© 2017 Esquerda.Net
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.