Governo escapa de censura pela abstenção de PSD e CDS criar PDF versão para impressão
21-Mai-2010
José Sócrates no debate da moção de censura - Foto da LusaA abstenção dos partidos de direita, PSD e CDS, evitaram a aprovação da moção de censura. O Bloco denunciou que as retenções na fonte das novas tabelas do IRS afectam mais duramente os menores rendimentos e mostrou que há alternativas às medidas do governo.

A Assembleia da República debateu nesta Sexta feira a moção de censura apresentada pelo PCP. Bloco de Esquerda e PEV votaram a favor. PS votou contra, PSD e CDS abstiveram-se.

Francisco Louçã denunciou a "desigualdade gravíssima" registada nas novas tabelas de retenção do IRS na fonte. Pela nova portaria para os rendimentos até 587 euros a retenção na fonte aumenta para o dobro, assim como nas pensões até 760 euros. Para os deficientes com rendimentos até 1940 euros, o aumento da retenção é de 250%. (aceda aqui à portaria com as novas tabelas de retenção do do IRS na fonte, publicada no Diário da República nesta Quinta feira).

As intervenções do Bloco no debate (de José Manuel Pureza e Ana Drago, além do coordenador da comissão politica) denunciaram a escolha dos desempregados como responsáveis pela crise, "o tango da injustiça e da desigualdade", protagonizado por Sócrates e P. P. Coelho, e a proposta do ministro de Estado Luís Amado para uma revisão constitucional no sentido de criar um tecto para o défice público, a que Sócrates continua a não responder. Os deputados bloquistas voltaram a lembrar o pacote financeiro proposto pelo Bloco que permitiria ao Estado a recolha de 2.000 milhões de euros por ano, através da penalização sobre os bónus financeiros, os lucros dos bancos e os "offshores".

{easycomments}

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Últimas Internacional
Últimas Sociedade
tit_esquerda.png
Esquerda 40: Não tem que ser assim
Leia aqui o jornal "Esquerda"
Clique na imagem para aceder ao Esquerda 40 em pdf
Outros números do jornal Esquerda
Assinatura do Jornal Esquerda
Boletim Económico
Participe
Dois anos de Esquerda.Net
Deveria haver um bom motor de busca
[Continuamos a publicar os depoimentos dos leitores]
Visito o Esquerda.net 1 a 2 vezes por semana. Leio sobretudo notícias pouco ou nada cobertas pela imprensa corrente, artigos de opinião de alguns nomes que me interessam mais, às vezes os Sons da terra e podcasts sobre eventos do BE ou entrevistas, dependendo do tema.
A minha proposta é para todos os sites do BE: deveria haver um bom motor de busca (o do próprio software é muito débil e induz em erro) que permita pesquisas simples ou mais avançadas (booleanas, palavras adjacentes, por exemplo). O Copernic é um bom motor, freeware e creio que poderá ser usado como add-on neste software. É preciso testar e ver o resultado. À medida que crescer o fundo de notícias, precisamos cada vez mais de explorar a totalidade, retrospectivamente e, idealmente, independentemente do tipo de ficheiro que as suporte (texto, imagem, som). Seria um bom recurso de formação e difusão.

Paula Sequeiros, BE Porto



Educação em Debate
© 2017 Esquerda.Net
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.