Lutas do mundo abrem "Inconformação 2010" criar PDF versão para impressão
22-Mai-2010
Ver programa do Inconformação 2010 em pdf. Foto Hugo Evangelista Com o documentário "Brad", arrancou esta sexta à noite o fim de semana de debates e festa organizado pelos jovens do Bloco no IPJ, em Lisboa.



A deputada bloquista Catarina Martins apresentou o documentário "Brad", que retrata algumas das lutas vividas por Brad Will, morto em Oaxaca por um paramilitar quando filmava a revolta popular naquela cidade mexicana para a divulgar no Indymedia - Centro de Media Independente - de que era um dos principais colaboradores.

"Sabemos muito pouco do mundo se ele nos entra em casa só pelos telejornais. Este documentário mostra a luta que não passa nos telejornais", afirmou Catarina Martins antes de defender a necessidade de "dar visibilidade às lutas", aproveitando os instrumentos como este documentário para dar a conhecer a realidade da vida concreta de muitas pessoas que enfrentam a globalização capitalista. "É importante conhecer o mundo, saber as histórias do mundo e difundir as histórias do mundo", acrescentou.  Catarina Martins falou ainda da ligação entre a partilha deste filme na internet e o sucesso que obteve, destacando que foi distribuída em copyleft, ou seja, com autorização de partilha, desde que para fins não comerciais.

O Inconformação 2010 prossegue este sábado e domingo com debates sobre ensino e cultura, a Nato e a guerra, anticapitalismo, crime económico e corrupção, legalização das drogas, precariedade e feminismo, entre outros temas.

{easycomments}

 
Artigo seguinte >
Últimas Internacional
Últimas Sociedade
tit_esquerda.png
Esquerda 40: Não tem que ser assim
Leia aqui o jornal "Esquerda"
Clique na imagem para aceder ao Esquerda 40 em pdf
Outros números do jornal Esquerda
Assinatura do Jornal Esquerda
Boletim Económico
Participe
Dois anos de Esquerda.Net
Deveria haver um bom motor de busca
[Continuamos a publicar os depoimentos dos leitores]
Visito o Esquerda.net 1 a 2 vezes por semana. Leio sobretudo notícias pouco ou nada cobertas pela imprensa corrente, artigos de opinião de alguns nomes que me interessam mais, às vezes os Sons da terra e podcasts sobre eventos do BE ou entrevistas, dependendo do tema.
A minha proposta é para todos os sites do BE: deveria haver um bom motor de busca (o do próprio software é muito débil e induz em erro) que permita pesquisas simples ou mais avançadas (booleanas, palavras adjacentes, por exemplo). O Copernic é um bom motor, freeware e creio que poderá ser usado como add-on neste software. É preciso testar e ver o resultado. À medida que crescer o fundo de notícias, precisamos cada vez mais de explorar a totalidade, retrospectivamente e, idealmente, independentemente do tipo de ficheiro que as suporte (texto, imagem, som). Seria um bom recurso de formação e difusão.

Paula Sequeiros, BE Porto



Educação em Debate
© 2017 Esquerda.Net
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.