Lutas do mundo abrem "Inconformação 2010" |
|
|
22-Mai-2010 |
Com o documentário "Brad", arrancou esta sexta à noite o fim de semana de debates e festa organizado pelos jovens do Bloco no IPJ, em Lisboa.
A deputada bloquista Catarina Martins apresentou o documentário "Brad", que retrata algumas das lutas vividas por Brad Will, morto em Oaxaca por um paramilitar quando filmava a revolta popular naquela cidade mexicana para a divulgar no Indymedia - Centro de Media Independente - de que era um dos principais colaboradores.
"Sabemos muito pouco do mundo se ele nos entra em casa só pelos telejornais. Este documentário mostra a luta que não passa nos telejornais", afirmou Catarina Martins antes de defender a necessidade de "dar visibilidade às lutas", aproveitando os instrumentos como este documentário para dar a conhecer a realidade da vida concreta de muitas pessoas que enfrentam a globalização capitalista. "É importante conhecer o mundo, saber as histórias do mundo e difundir as histórias do mundo", acrescentou. Catarina Martins falou ainda da ligação entre a partilha deste filme na internet e o sucesso que obteve, destacando que foi distribuída em copyleft, ou seja, com autorização de partilha, desde que para fins não comerciais.
O Inconformação 2010 prossegue este sábado e domingo com debates sobre ensino e cultura, a Nato e a guerra, anticapitalismo, crime económico e corrupção, legalização das drogas, precariedade e feminismo, entre outros temas.
{easycomments}
|