Dossier Cuba criar PDF versão para impressão
14-Ago-2006

ANTES QUE ANOITEÇA
031n1mun-1As primeiras fotos de Fidel Castro depois da operação apareceram no dia do seu aniversário. Fidel juntava uma mensagem em que declarava estar a recuperar, mas que o seu estado exige longos cuidados e não está ausente de perigos.Nas vésperas dos 80 anos de Fidel Castro um vasto conjunto de intelectuais mobilizou-se num apelo à não intervenção dos Estados Unidos da América na política cubana.

A secretária de Estado Condollezza Rice apreçou-se a dizer que os Estados Unidos não planeiam invadir Cuba, mas apela a uma “mudança democrática” na ilha. Para essas alterações, os norte-americanos já têm um plano com milhares de páginas em que se planeia desde as mudanças na economia, as entrega de empresas cubanas ao capital estrangeiro e os vários cenários eleitorais.
Na elaboração deste plano participaram gente tão importante como o antigo secretário de Estado Colin Powel e o senador Martinez que dirigirem a Comissão de Ajuda a Cuba Livre (não, não, se trata da bebida). A administração Bush já nomeou até um alto funcionário para gerir a transição, à imagem e semelhança do homem que Bush mandou para o Iraque, chama-se Caleb McCarry e tem um orçamento de muitos milhões de dólares para distribuir pela oposição ao regime.
Os Estados Unidos têm saudades do tempo em que obrigaram os cubanos a introduzir na sua constituição uma emenda – a emenda Platt -, que permitia sempre que os presidentes norte-americanos quisessem intervir militarmente na ilha para garantir os seus interesses.
Para analisar a actual situação em Cuba, publicamos uma série de textos para reflexão.
Uma excelente e extensa reportagem de
Jon Lee Anderson. Uma entrevista ao jornalista brasileiro Fernando Morais, um texto elogioso para Fidel do seu amigo Garcia Márquez em que Fidel é apresentado como líder único e esclarecido, e um texto muito violento contra Fidel do escritor Carlos Montaner.
Pensamos que todos eles são importantes para compreender a realidade. É, no entanto,  necesário sublinhar que a publicação destes textos não implica a concordância da redacção com todas as suas linhas e, em alguns, com nenhuma letra.
 
Artigo seguinte >
tit_todosdosiers.png
© 2020 Esquerda.Net
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.