11 de Setembro de 1973 criar PDF versão para impressão
10-Set-2006
GOLPE DE ESTADO MILITAR NO CHILE
moneda730911Foi há 33 anos que o golpe militar de Pinochet derrubou o presidente Salvador Allende, que tinha sido democraticamente eleito em 1970 apoiado pela Unidade Popular, uma ampla frente envolvendo os diferentes partidos de esquerda. Os golpistas tiveram o apoio de toda a direita e dos Estados Unidos e instauraram uma feroz ditadura. A TVN (Televisão Nacional de Chile), nos 30 anos do golpe, realizou um vasto programa (11 de Septiembre de 1973 La Batalla de la Moneda) com o filme e testemunhos de diversos  intervenientes.
 

Pode aceder nestes links a Discursos de Allende e a Canções. Aqui pode aceder aos documentos da administração americana, que têm a ver com o Chile e que já estão públicos.

Salvador Allende defendia uma revolução socialista por via democrática. O seu governo nacionalizou a banca e as minas de cobre, aprovou importantes medidas de solidariedade social e defendia um processo de reforma agrária. Desde o início sofreu um boicote total por parte de latifundiários e grandes industriais, agravado por só ter maioria relativa no parlamento.

O golpe instaurou a ditadura militar de Pinochet, comandante chefe do exército, tornado presidente. A repressão foi extremamente violenta tendo sido assassinadas mais de 3000 pessoas, mais de 35000 foram torturadas e centenas de pessoas detidas desapareceram.

A ditadura chilena constituiu um "balão de ensaio" ideal para aplicar as receitas ultraliberais de Milton Freedman, com planos de privatizações e de redução de gastos sociais do Estado.

 
Artigo seguinte >
tit_todosdosiers.png
© 2019 Esquerda.Net
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.