Dossier Imigrantes criar PDF versão para impressão
30-Set-2006

DIA DE ACÇÃO GLOBAL CONTRA A EUROPA FORTALEZA
imigrantesNo Fórum Social Europeu de Atenas, a assembleia dos movimentos sociais decidiu mobilizar para um dia de acção global contra a Europa Fortaleza, para o próximo dia 7 de Outubro. Todos os anos, centenas de milhar de imigrantes clandestinos fogem das guerras e das misérias e tentam atingir o continente europeu. Este drama humano expressa-se tragicamente com as dezenas de milhar de pessoas mortas que ficam pelos caminho.  

Nas cercanias da Europa são erigidos verdadeiros campos de concentração para prender candidatos a imigrantes. No reino de Marrocos, com acordo das autoridades europeias, milhares de imigrantes foram expulsos para o deserto, tendo muitos deles morrido na travessia.
Existem 12 milhões de imigrantes clandestinos na Europa. A Europa neoliberal convive bem com essa situação. Precisa desses braços para o trabalho. Pretende é que eles não tenham direitos. Sejam uma espécie de novos escravos do modelo neoliberal para o continente. Neste dossier, para pensar, temos um texto sobre as últimas decisões europeias. Uma entrevista ao realizador mexicano Manuel de Arriaga que fala do drama dos emigrantes mexicanos nos Estados Unidos. Uma reportagem sobre o drama dos imigrantes africanos que chegam à ilha das Canárias. E um texto sobre as milícias de extrema-direita norte americana que pretendem criminalizar os imigrantes, comparando-os a terroristas.







 
< Artigo anterior
tit_todosdosiers.png
© 2019 Esquerda.Net
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.