Podcasting criar PDF versão para impressão
31-Out-2006

A DEMOCRATIZAÇÃO DA RÁDIO PASSA PELA INTERNETpodcasting

Podcast, Podcasting, iPod. Nos últimos tempos tornou-se quase impossível consultar a imprensa escrita ou a internet e não deparar com qualquer um destes termos. O podcasting, gravações áudio ou vídeo que podem ser feitas por qualquer pessoa e descarregadas automaticamente para o computador ou para o iPod, é a última moda da internet.
Apesar da sua juventude - tem menos de dois anos -, o número de podcasts suplanta já o número de estações de rádio existentes em todo o mundo, tornando-o na tecnologia com mais rápido crescimento de sempre na internet. Existem mais de 50 000 podcasts e o número de subscritores cresce, todos os meses, a uma taxa de 20%. 

Para ter um podcast, tudo o que é necessário é um computador com acesso à internet, um programa para editar a gravação áudio e outro para o colocar na internet. O Juice ou o popular iTunes são programas gratuitos que permitem a colocação de podcasts.A facilidade de edição e colocação em linha destes pequenos ficheiros de áudio é uma das principais razões para o seu rápido sucesso. Como na blogosfera, que rapidamente adoptou esta tecnologia, existem podcasts sobre tudo: vinhos, viagens, política, cinema, comédia, desporto ou ciência. Para facilitar a navegação nesta rede em permanente  crescimento, existem directórios específicos para o efeito, como o podcastalley.com ou, novamente, o iTunes.

O Esquerda.net deixa aqui uma pequena lista de alguns podcasts que vale a pena consultar.

Esquerda.net: O Bloco de Esquerda tornou-se o primeiro partido politico, em Portugal, a ter uma emissão rádio semanal transmitida na internet. O PodEsquerda tem várias rubricas, como o magazine, editorial e uma coluna dedicada às tecnologias de informação.

Universidade de Stanford: A Universidade de Stanford, em conjugação com a Apple, disponibiliza numa das suas páginas as mais importantes palestras, conferências e seminários ministrados pelos seus docentes e por alguns especialistas. Literatura, química, informática ou política, é possível encontrar quase tudo neste importante canal de divulgação científica. O acesso é gratuito, mas exige a instalação do iTunes.

National Geographic: Um sem número de documentários estão disponíveis para descarregar, gratuitamente, nesta página da National Geographic. As últimas reportagens e vídeos sobre a vida animal, guias de viagem e deslumbrantes reportagens fotográficas. Pode-se encontrar, também, o resumo áudio da edição mensal desta famosa revista.

Comedy Central: Se é verdade que foi o humor corrosivo de South Park quem trouxe destaque à Comedy Central, recentemente, o sucesso mediático e politico de programas como Daily Show ou Colbert Report fizerem desta estação o alvo preferido da fúria da administração Bush. A não perder.

Nature: Os mais importantes artigos publicados por esta centenária revista de divulgação científica são aprofundados, muitas vezes com entrevistas aos seus autores, nesta secção multimédia da Nature.

Jornais: Um sem número de jornais de referência em todo o mundo têm vindo, lentamente, a disponibilizar gravações áudio com as colunas de opinião, entrevistas ou o resumo das principais reportagens elaboradas pelos seus jornalistas. New York Times, Guardian ou Washington Post.
 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
tit_todosdosiers.png
© 2019 Esquerda.Net
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.