Alterações climáticas criar PDF versão para impressão
06-Nov-2006
CIMEIRA DE NAIROBI COMEÇA HOJE
cimeiranairobi2006Começa hoje em Nairobi e decorre durante duas semanas a 12ª Conferência das Nações Unidas para as Alterações Climáticas. A conferência decorre a dois níveis: a reunião de todos os países signatários da convenção das alterações climáticas e o encontro dos 166 países que assinaram o protocolo de Quioto, onde não participam os Estados Unidos que o têm bloqueado. No passado Sábado 20 000 pessoas juntaram-se em Londres, respondendo a uma convocatória do movimento Stop Climate Chaos (parem com o caos climático) numa acção integrada na jornada de sensibilização global sobre as alterações climáticas.
A propósito do aquecimento global, ouça aqui as opiniões de Viriato Soromenho Marques, Filipe Soares Santos e Francisco Ferreira na Esquerda.Rádio.

Concentração em Londres (Trafalgar Square) - Parem com o caos climáticoA 12ª cimeira das Nações Unidas procura avançar na definição dos objectivos para a redução de emissões de gases de efeito de estufa após 2012. A maior oposição à aplicação dos objectivos definidos para a redução, o protocolo de Quioto, tem vindo de George W. Bush e da administração americana.

Espera-se que nesta conferência sejam estabelecidas metas mais restritivas de emissão de gases de efeito de estufa para os países mais desenvolvidos. Em Portugal as emissões de gases de efeito de estufa em 2004 estavam 41% acima das de 1990. O Protocolo de Quioto não permite que Portugal aumente mais que 27%. Isso significa para além de custos da ordem dos 350 milhões de euros já assumidos pelo Estado, é preciso reduzir em média cerca de 1% das emissões desde 2004 a 2012.

cartazrespectNa Conferência de Nairobi irá estar presente a organização ambientalista Quercus.
Site da Convenção das Nações Unidas para as Alterações Climáticas: unfcc.int
Site da Conferência de Nairobi:
nairobi2006.go.ke

 
< Artigo anterior   Artigo seguinte >
Participe
© 2020 Esquerda.Net
Creative Commons License
Esta obra está licenciada sob uma Licença Creative Commons.